Na passada segunda-feira, foi assinado, na CCDRC, o contrato de cofinanciamento do Programa de Requalificação da Praia Fluvial Quinta do Barco, perspetivando-se o início da execução deste investimento no próximo ano.
Este programa apresenta um investimento total de 649.449,00 euros, sendo o mesmo cofinanciado pelo Turismo de Portugal, na sequência da candidatura submetida à Linha +Interior Turismo, obtendo um incentivo total, não reembolsável, de 400.000,00 euros.
O Município de Sever do Vouga sinalizou a Praia Fluvial Quinta do Barco como um dos ativos estratégicos passível de requalificação e modernização, dotando-o de infraestruturas, equipamentos e serviços que o colocam na rota da nova procura turística nacional e internacional do concelho.
Para o efeito, submeteu o projeto de requalificação e modernização da Praia Fluvial e a respetiva fundamentação técnica aos sistemas de incentivos disponíveis, sendo identificada a Linha +Interior Turismo (Turismo de Portugal).
O projeto, intitulado “Programa de Requalificação da Praia Fluvial Quinta do Barco”, tem como objetivo estratégico “operar a requalificação e modernização integral da Praia Fluvial Quinta do Barco, devolvendo melhores condições de fruição, acessibilidade e segurança a este espaço, adequando os respetivos equipamentos e infraestruturas disponíveis às necessidades e exigências de lazer e recreio dos diferentes públicos, projetando o seu potencial operacional durante todo o ano e junto de novos mercados”, e concretiza-se, através da: reconstrução e modernização dos edifícios existentes (edifício central, edifício contíguo ao central e edifício secundário); requalificação dos espaços exteriores (consolidação dos muros de suporte, criação de novas valências); instalação de novos equipamentos (novas ofertas de lazer e recreio, equipamentos de geração de energia, equipamentos inteligentes); e suportes e iniciativas de comunicação.
O Turismo de Portugal reconheceu mérito ao projeto de requalificação da Praia Fluvial Quinta do Barco, que será a “curto prazo” um produto de lazer e recreio mais “inteligente, sustentável e acessível”.
Foto: Município de Sever do Vouga