O Município de Ílhavo renovou esta tarde a cedência de uso/ comodato do “Bar do Jardim 31 de Agosto” à Fábrica da Igreja Paroquial da Gafanha da Nazaré.
O protocolo, aprovado em Reunião de Câmara no passado dia 20 de novembro, formaliza o uso do antigo bar e da respetiva estrutura de apoio para fins exclusivos da Paróquia da Gafanha da Nazaré. Com esta cedência, a Mordomia da Festa em Honra de Nossa Senhora da Gafanha da Nazaré continuará a dispor de um espaço adequado para as suas atividades, nomeadamente para a realização de quermesses essenciais à angariação de fundos.
A Fábrica da Igreja Paroquial da Gafanha da Nazaré assume responsabilidades de manutenção do edifício, cumprimento das normas de segurança e higiene, não exploração comercial do espaço, bem como o pagamento dos consumos de água, eletricidade e limpeza.
O documento define ainda os horários mínimos para a realização das quermesses. Estas podem ocorrer às sextas-feiras entre as 18h e as 21h, aos sábados das 08h às 23h e aos domingos entre as 08h e as 15h.
Esta decisão refere a Câmara “reforça o reconhecimento do Município de Ílhavo quanto ao papel das paróquias na preservação do património cultural e religioso, bem como na dinâmica social e económica da comunidade. Trata-se de mais um passo no compromisso com as tradições e identidade do concelho”.