O Museu Marítimo de Ílhavo promove, no dia 16 de novembro (sábado), a 12.ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” assinalando o Dia Nacional do Mar.
Este ano, o seminário será dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, aprofundando a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.
O evento reúne um diversificado painel de especialistas, associações e decisores políticos, proporcionando uma plataforma para um diálogo construtivo. “A visão holística que se pretende promover será um passo importante para a implementação de práticas inovadoras, que assegurem um futuro sustentável para a Ria de Aveiro e as comunidades que dela dependem”.
Durante o seminário, será apresentado o livro “Arqueologia do pau-do-pontos do Moliceiro”, da autoria de Vítor Mendes, vencedor da última edição do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar – Octávio Lixa Filgueiras”. A obra incide sobre as técnicas de construção naval que deram origem ao moliceiro, bem como as unidades de mensuração adotadas, permitindo perceber que a dimensão do pau-de-pontos do moliceiro corresponde ao rumo, antiga medida de construção naval portuguesa.
O “Desafios do Mar Português” é organizado em parceria com o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, e será acreditado como uma formação de curta duração (6 horas) para educadores de infância e professores de todos os níveis/graus de ensino. As inscrições para a acreditação devem ser realizadas através do website do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro em www.cfaecivob.pt.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.