Edmar Castañeda Quartet (Colômbia), Minyo Crusaders (Japão), Shantel & Bucovina Club Soundsystem (Alemanha) e Electric Jalaba (Marrocos / Reino Unido) são os quatro nomes que se vão fazer ouvir na 14ª edição do Festim, que acontece de 23 junho a 8 julho, em quatro Municípios da região centro.
É com a mestria de Edmar Castañeda que começa a 14ª edição do Festim – festival intermunicipal de músicas do mundo. A harpa do colombiano, acompanhado de três exímios músicos, estará a 23 de junho no CAA – Centro de Artes de Águeda e a 24 de junho no Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha. Depois é a vez dos japoneses Minyo Crusaders . As canções folclóricas tradicionais japonesas vão ritmar as noites da Quinta do Torreão, em Albergaria-a-Velha (30 junho) e do Cine-Teatro de Estarreja (1 julho). No fim-de-semana seguinte, Shantel & Bucovina Club Soundsystem faz a festa no Largo 1º de Maio, em Águeda (6 julho), na Praia da Barra, em Ílhavo (7 julho) e no Cine-Teatro de Estarreja (8 julho). Também para a última noite do Festim está reservado o concerto do coletivo Electric Jalaba (Marrocos / Reino Unido) na Praia da Barra, Ílhavo, com raízes marroquinas a marcar a despedida da 14ª edição.
O Festim é uma iniciativa da d’Orfeu AC com os quatro Municípios parceiros (Águeda, Albergaria-a-velha, Ílhavo e Estarreja). Integra a rede europeia “European Forum of Worldwide Music Festivals” e continua com o selo de qualidade “EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe”. É apoiado pelo Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes.