A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), aprovou mais seis candidaturas no âmbito do Programa Escolas, totalizando um investimento de 41,8 milhões de euros. Estas candidaturas visam a reabilitação ou modernização de estabelecimentos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e secundário na região Centro. Com estas novas aprovações, soma-se um total de 36 escolas apoiadas, com um investimento global de 191 milhões de euros, no âmbito do aviso de concurso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Desde o início da implementação do programa, já foram pagos 13 milhões de euros aos municípios beneficiários, o que representa quase 10% do valor total aprovado. Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, salientou a importância deste investimento, afirmando que “a aprovação destas escolas vem reforçar a prioridade que a região atribui aos investimentos em educação”. A presidente da CCDRC acrescentou que o Programa Escolas é “muito ambicioso” e mobiliza diversas fontes de financiamento, destacando que as candidaturas aprovadas respondem ao desafio do Governo de aprovar projectos com maior estado de maturidade.
As seis candidaturas recentemente aprovadas e respectivos investimentos são as seguintes:
Município de Castanheira de Pêra: Parque Escolar – Escola EB 2,3 Dr. Bissaya Barreto – 3.572.986,01 euros
Município de Leiria: Escola Básica D. Dinis, Leiria – 8.591.306,81 euros
Município de Leiria: Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria – 6.302.197,28 euros
Município de Cantanhede: Requalificação e Modernização da Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede – 11.361.455,38 euros
Município de Viseu: Requalificação da Escola Básica D. Duarte – Vil de Soito, Viseu – 3.848.166,29 euros
Município de Viseu: Requalificação da Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão – Abraveses, Viseu – 3.757.678,71 euros
O Programa Escolas tem como objectivo promover a construção, recuperação e reabilitação de 451 estabelecimentos escolares em todo o país. Todos os investimentos realizados devem implementar medidas de eficiência energética, com o intuito de assegurar uma redução do consumo de energia primária em pelo menos 30%, cumprindo assim os compromissos de descarbonização e sustentabilidade.
Este programa conta com um investimento total de 1.730 milhões de euros, sendo financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pelos Programas Regionais do Portugal 2030, por um empréstimo-Quadro do Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Orçamento do Estado.
Fonte: Campeão das Províncias