Águeda, Aveiro, 23 de Abril de 2024

1ª Marcha LGBTI+ este sábado em Aveiro

12 de Junho 2019

A 1ª Marcha LGBTI+ em Aveiro vai ter lugar este sábado, dia 15 de junho às 15h à frente da Estação da CP. O percurso da marcha segue pelo coração de Aveiro, passando pela Av. Dr. Lourenço Peixinho, pela ponte sobre o Canal Central, atual Praça Humberto Delgado e depois subirá à Praça da República por volta das 17h da tarde, onde se procederá à leitura dos manifestos das várias associações e coletivos e haverá lugar para convívio até às 20h.

No ano em que se comemoram os 50 anos da Rebelião de Stonewall, Aveiro recebe a sua primeira marcha LGBTI+. Há 50 anos, no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, pessoas homossexuais, bissexuais e trans revoltaram-se reagindo pela primeira vez, defendendo-se dos constantes atos de agressão e opressão das forças policiais. Foi o início da luta pelos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais e Trans (LGBT).

A Marcha em Aveiro é organizada por dezenas de voluntários, tem o apoio de diversos coletivos e associações LGBTI+ e contribui para a afirmação da igualdade de direitos  e chamar a atenção para a violência, discriminação e o preconceito.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM