A 2.ª edição do “Aveiro Tech City Bootcamp” vai iniciar-se a 01 de junho e irá prolongar-se até ao mês de dezembro. A alteração de cronograma deve-se aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19 /Coronavírus.
Dividida em duas fases, a formação acontece primeiro em contexto de sala de aula, de 01 de junho a 04 de setembro, enquanto que a segunda fase, realizada em contexto profissional,tem data de início agendada para 07 de setembro e términus previsto para 11 de dezembro.
Os 20 selecionados receberão formação intensiva, de forma a preparar o principal objetivo deste programa – integrar o ecossistema das empresas de Tecnologias de Informação,Comunicação e Eletrónica (TICE) do Município de Aveiro como Full Stack Developers.
Dividida em 5 módulos (modulo 0 – Introduction to Computing Systems; modulo 1 – Programming in Java; modulo 2 – Advanced Concepts and Tools; modulo 3 – Database, Frameworks and Web Development; e modulo 4 – Programming in JavaScript), o primeiro período de formação, em contexto de sala de aula, estará focado na promoção das competências mais relevantes para o desenvolvimento de software, como programação/coding, necessárias à integração de cada um dos participantes no mercado de trabalho.
Na sua edição digital de maio, o “Journal” do Urban Innovative Actions destacou a “estratégia inteligente para formar recursos humanos e reter talentos em Aveiro”, sublinhando o papel do “Bootcamp” nesta matéria.
O “Aveiro Tech City Bootcamp” é um programa de formação intensivo, dirigido a desempregados, estudantes ou profissionais empregados ou à procura de novas oportunidades de carreira. Para além de se focar nas linguagens de programação mais procuradas no mercado, como java e javascript, este programa combina ainda outras competências que contribuem para a melhoria produtiva e realização do futuro trabalhador.