Águeda, Aveiro, 17 de Junho de 2024

4ª edição da “Aveiro Tech Week” chega com mais Tecnologia, Arte e Cultura

23 de Setembro 2023

A semana de tecnologia, arte e cultura está de regresso à Cidade de Aveiro, com a realização da 4.ª edição da Aveiro Tech Week, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA).

Entre 2 e 8 de outubro, a Cidade será palco do Techdays, evento preenhido com conferências, workshops, demonstrações, hackathons dedicados à tecnologia e à inovação e área gaming.

Outra das apostas é o festival Prisma/Art Light Tech que desafiam a viver a tecnologia, arte e cultura através de exposições, instalações artísticas, de luz e de som, performances e outras experiências.

A sessão oficial de abertura da Aveiro Tech Week está agendada para dia 2, às 12h, no Teatro Aveirense que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Diretor de Estratégia de Inovação e Digital da Altice Labs, Paulo Firmeza, do Presidente Executivo da Inova-ria, Rui Lopes e ainda, para o encerramento da sessão, do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, entre outros convidados.

Constituída por dois eventos principais, Techdays e Prisma/ Art Light Tech, a Aveiro Tech Week propõe um programa de iniciativas abertas à cidade e à comunidade e que desafiam o público a conhecer o que tem sido realizado na área da transição digital da cidade.

Os temas “Microeletrónica” e “Cidades: Dados Abertos e Cibersegurança” serão dinamizadas nos dias 3 e 4 de outubro, a partir das 14h30 com participação gratuita e aberta ao público.

Já os Workshops serão dedicados a diferentes temáticas e promovidos pelos parceiros do evento (Universidade de Aveiro, Instituto de Telecomunicações, Cluster TICE.PT e Cluster Habitat Sustentável e Porto Digital Europa) e versam temáticas como a Mobilidade Autónoma, Zonas Livres Tecnológicas, Rede Nacional de Test Beds, Cibersegurança para PME’s e Inteligência Artificial e Ecossistema Brasil. Os workshops decorrem no Atlas Aveiro.

Dinâmicas educativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) ganham destaque no Tech Lab que se encontra em execução nas 42 escolas do Município de Aveiro.

Haverá ainda lugar aos hackathons “UBBU” e “Tech Lab”, para desenvolver as faculdades e conhecimentos básicos das ciências da computação, raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas e, por outro lado, realizar desafios que promovam a criatividade e a imaginação.

Estão ainda previstos na Fábrica da Ciência Viva a realização Open Tech Lab para o 1.º e 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, que desafiam a comunidade a experimentar os equipamentos, materiais e dinâmicas STEAM que são disponibilizados aos professores e alunos em contexto escolar.

O cinema insuflável é uma das novidades desta edição e consiste numa sala de cinema itinerante para crianças que pretende promover a arte cinematográfica e as curtas-metragens como ferramenta tecnológica para uma educação inclusiva e participativa.

Entre os dias 5 a 7 de outubro, no Largo do Mercado Manuel Firmino, crianças, jovens e famílias terão acesso, ao longo do dia, a este tipo de ferramentas pedagógicas e tecnológicas que atuam como facilitadores e libertadores para a imaginação.

O Aveiro Tech City Hackathon desafia participantes a desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para três desafios tecnológicos, apresentados pela Câmara Mucipal de Aveiro e Instituto de Telecomunicações e pelos parceiros Altice Labs e Bosch.

O prémio global é de 15 mil euros, cinco mil para cada equipa vencedora, sendo os vencedores anunciados no final da maratona hacker que acontece no dia 4 de outubro.

O evento apresenta ainda, no centro urbano da cidade, uma área expositiva que dará visibilidade a diversos projetos inovadores e tecnológicos, assumindo a cidade como espaço vivo de experimentação e reforçando a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A Praça da República e o Largo do Mercado Manuel Firmino são os espaços públicos eleitos para demonstrar ao vivo os projetos finalistas do concurso Aveiro Tech City Challenges, que apresentam soluções inovadoras em áreas como a gestão de infraestruturas desportivas (Craftable Software), Livro de Obra Digital (IMDigital), realidade aumentada para apoio a cidadãos invisuais com recurso a dados do Aveiro Tech City Living Lab (3Finery) e inteligência artificial na deteção automática de incidentes e analítica de mobilidade urbana (DeepNeuronic).

Serão ainda apresentadas inovações tecnológicas de parceiros, como é o caso das soluções alojadas no Digital Nervous System Testbed da Ubiwhere ou a demonstração de travagem automática de um veículo com base em aproximação ao perigo, detetada pela rede de sensores do Aveiro Tech City Living Lab e cuja tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Telecomunicações.

O Gaming marca, como sempre, presença nesta semana com um espaço específico no Parque de Exposições de Aveiro, que além da área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas à prática, conta com a presença de influenciadores e streamers; a realização de torneiros desportivos que incluem a atribuição de prémios e brindes no valor de 10 mil euros, com destaque para o Aveiro Techdays CS Cup e ainda outras atividades associadas à área gaming.

Com data marcada para 4 a 7 de outubro, o PRISMA / Art Light Tech 2023 é dedicado à relação da humanidade com a natureza e tem por título ‘No Problemo’, uma expressão irónica vista ultimamente em peças de vestuário e muito popular nos anos 90 devido a um filme onde um ciborgue surgia do futuro para salvar a humanidade (de si própria).

“Durante sete dias, o Aveiro Tech Week transforma, assim, a cidade num atrativo palco de ações, conferências, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances, que reforçam o posicionamento do Município e projetam Aveiro como epicentro da rota tecnológica, num processo em crescendo de afirmação como polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas”, adianta a Câmara Municipal de Aveiro.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM