Águeda, Aveiro, 20 de Maio de 2024

Começa hoje a 4ª edição do Aveiro Tech Week

2 de Outubro 2023

A 4.ª edição da Aveiro Tech Week começa segunda-feira.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e que se realiza de 2 a 8 de outubro, conta com um vasto programa de atividades para todas as idades ligadas à tecnologia, à cultura e à educação.

Os semicondutores e a cibersegurança serão alguns dos temas em destaque nas conferências, Tech Sessions, área de gaming, cinema insuflável, workshops e instalações artísticas são algumas das muitas atividades previstas.

O Aveiro Tech Week integra os eventos TECHDAYS Aveiro, que decorrem de 2 a 8 de outubro, e PRISMA / Art Light Tech, de 4 a 7 de outubro.

A Sessão de Abertura terá lugar na segunda-feira, no Teatro Aveirense, pelas 12h, e contará com as participações de Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro; João Paulo Firmeza, Diretor de Estratégia de Inovação e Digital da Altice Labs; Rui Lopes, Presidente Executivo da Inova-Ria; Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro; e encerramento por Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.

No âmbito do TECHDAYS Aveiro, irão decorrer duas tech sessions: “Micro.electronics: Portugal as a Global Player in the Semiconductor Market”, dedicada à indústria dos semicondutores, e “Cidades: Dados Abertos e Cibersegurança”, que abordará a importância do acesso a dados urbanos na gestão dos territórios e da segurança na modernização digital da sociedade.

Entre os vários workshops do TECHDAYS, realce para o workshop “Rede Nacional de Test Beds – Aveiro enquanto Pólo de Inovação”, onde serão apresentados alguns dos Test Beds com ligação direta a Aveiro, promovidos por entidades como HORSE, The Navigator Company, Brisa/Altice Labs, Ubiwhere e PCI – Creative Science Park Aveiro Region, e debater qual o seu impacto no apoio à inovação e consequente desenvolvimento económico, nomeadamente na passagem de validação em laboratório de produtos e serviços disruptivos até à fase da sua comercialização.
Destaque ainda para o workshop “ZTL – Zonas Livre de Tecnologia”, que pretende debater a criação de condições regulamentares e facilitadoras de apoio à experimentação de produtos e serviços inovadores por parte de pequenas e médias empresas (PME) e startups, em que as Zonas Livre Tecnológicas (ZLT) se apresentam como um espaço seguro para a realização de testes. Destaque para a presença da Marinha Portuguesa que apresenta contributos e experiência no processo da ZLT Infante D. Henrique.

Hackthons para crianças e jovens e adultos

O TECHDAYS Aveiro promove ainda várias atividades educativas ligadas à tecnologia e à inovação, como os Hackthon “UBBU,” dedicados a alunos do 1.º ciclo do município de Aveiro, e os Hackaton “Tech Lab”, para os alunos do secundário.

Os Hackathon “UBBU” pretendem desafiar as crianças a concretizarem projetos ligados ao Município de Aveiro através da UBBU, uma plataforma de desenvolvimento de conhecimentos básicos das ciências da computação. Já os Hackathon “Tech Lab”, que têm por base o projeto “Tech Lab” implementado em todas as escolas de Aveiro, levarão os alunos a fazerem exercícios que promovem a criatividade, a imaginação e a solução de problemas através de equipamentos que integram o projeto.

Decorrerá ainda uma competição de programação, o “Aveiro Tech City Hackthon”, com prémios no valor total de 15 mil euros, em que os participantes terão de desenvolver soluções inovadoras para os três desafios apresentados pela Altice Labs, Bosch e pela Câmara Municipal de Aveiro com o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro.

Gaming, demonstrações tecnológicas e cinema insuflável

A edição de 2023 da Aveiro Tech Week aposta novamente na área de gaming, entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro. Este evento acolhe todas as faixas etárias, com experiências em Realidade Virtual, Simuladores Racing, Futebol Virtual, Just Dance entre outras atividades do mundo dos videojogos. Para os fãs de criadores de conteúdo portugueses, podem contar com a presença do Ricfazeres, Pedro Tim, Salvador Galeão, Radweasel, Maria Flor, LiliOnScreen, Francisco Trezentos, Sara Rechena, entre outros convidados com diferentes experiências. Estão também previstos quizzes, com prémios e brindes, e torneiros desportivos.

Ainda no âmbito do Techdays, haverá várias demonstrações tecnológicas, onde serão apresentados projetos inovadores, que reforçam a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Os finalistas da 2ª edição do concurso Aveiro Tech City Challenges apresentam, através de demonstrações ao vivo, as soluções que desenvolveram ao longo dos últimos três meses com o apoio monetário de vinte mil euros a cada finalista. Entre as várias demonstrações, importa referir “Livro de Obra Digital”, da empresa IMDigital; “Realidade Aumentada para apoio a invisuais”, da 3Finery; “Inteligência artificial na deteção automática de incidentes e analítica de mobilidade urbana”, da DeepNeuronic. Esta área conta, ainda, com a demonstração de produtos tecnologicamente inovadores, desenvolvidos em Aveiro, como o “Digital Nervous System Testbed da Ubiwhere, e “Segurança Rodoviária” do Instituto de Telecomunicações. Acrescem outras demonstrações como a “Sinalética Digital Interativa de Rua”, da empresa iGirouette. Entre os dias 4 e 7 de outubro, Aveiro será palco de demonstração das Inovações Tecnológicas da Força Aérea, do Exército e da Marinha.

A Aveiro Tech Week terá, pela primeira vez, um cinema insuflável, isto é, uma sala de cinema itinerante para crianças, que pretende promover a arte cinematográfica e as curtas metragens como ferramenta tecnológica para uma educação inclusiva e participativa.

PRISMA: Quatro dias de criações artísticas

A cidade de Aveiro será ainda palco de instalações e performances artísticas, no âmbito do PRISMA / Art Light Tech, que irá decorrer entre 4 e 7 de outubro.

Das várias atividades destacam-se as instalações “Flux”, composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo; “Echinoidea Future – Adriatic Sensing”, que demonstra a resiliência das espécies aquáticas no âmbito dos fatores de stress causados pela pegada humana; e “Akousmaflore” uma instalação interativa, que conta com um jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano.

O edifício da Antiga Capitania será palco de um espetáculo de lasermapping, intitulado “Deep Waters”, cujo tema são as criaturas das profundezas do oceano.

O PRISMA tem este ano duas atividades geradas com a comunidade artística. Uma é a Escola de Videomapping, dedicada à capacitação de criadores aveirenses, que chega agora à quarta edição e mostra novos trabalhos dos vencedores das edições anteriores. A outra é a estreia de um concurso de luz que reúne três designers para apresentarem as suas propostas, sendo eleito um vencedor no final do evento.

Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro esteve esta manhã no “Café e Companhia” para falar da edição 2023.

Ouça aqui


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM