Águeda, Aveiro, 23 de Maio de 2024

A juventude,Lisboa,mar,viagens e a Revolução da obra de Sophia num poema/canção

11 de Dezembro 2019

“O Mundo de Sophia”, com a Lisbon Poetry Orchestra e a participação especial do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), espetáculo num formato próximo do “poema/canção”, convida o público ao imaginário único da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. O espetáculo, de entrada gratuita, está agendado para esta sexta-feira,13 de dezembro, pelas 21h30, no auditório Renato Araújo, na Reitoria. Sophia de Mello Breyner foi distinguida com o Doutoramento Honoris Causa da UA, em 1998, durante a cerimónia comemorativa dos 25 anos desta instituição.

“O Mundo de Sophia”, com a chancela da Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, proporciona uma viagem pela obra da notável poetisa e autora, utilizando para tal a sua poesia, textos e excertos da sua obra no campo da ficção e ainda excertos de entrevistas ou textos de opinião daqueles que com ela privaram. Os poemas que a Lisbon Poetry Orchestra seleciona para este espetáculo atravessam diferentes fases da vida da autora, há um fio condutor que parte dos acontecimentos mais marcantes da sua vida e que de uma forma
cronológica estruturam todo o concerto: Infância e Juventude; Lisboa; o Mar e as Viagens: Algarve, Grécia, Brasil; a Revolução.

O espetáculo assume um formato multimédia usando a imagem como complemento da palavra dita e da música, que, num formato próximo do “poema/canção”, convida o  público ao imaginário único da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A matéria prima dos espetáculos da Lisbon Poetry Orchestra é a poesia. Trata-se de um coletivo multidisciplinar formado por um núcleo de quatro músicos a que se juntaram quatro vozes e que convidam outros artistas para celebrar e interpretar a poesia numa viagem verdadeiramente única à descoberta e reinvenção da palavra dita. Este coletivo é constituído pelos músicos: Alex Cortez e Filipe Valentim (conhecidos como membros dos Radio Macau), Luís Bastos (membros da Kumpania Algazarra), Tiago Inuit (que tem acompanhado Fausto). E pelas vozes de: André Gago (ator), Miguel Borges (ator), Nuno Miguel Guedes (jornalista, letrista) e Paula Cortes (poeta).

Este espetáculo da Lisbon Poetry Orchestra conta com a participação especial de músicos e de artistas multimédia do DeCA/UA.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM