Mais de centena e meia de académicos, dirigentes desportivos, técnicos e autarcas estão, ao longo de todo o dia, na Mealhada, na segunda edição do Seminário “O desporto precisa de todos. Como? – Promoção da Actividade Física”, que analisa as acções e impactos relevantes na promoção da actividade física de toda a população.
“A nossa visão para a Mealhada é a de um concelho sustentável e atractivo para quem nos visita e para quem cá vive. E o Desporto enquadra-se, em absoluto, nas duas dimensões: na de turismo desportivo, com implicações económicas locais relevantes, e na dimensão de qualidade de vida dos nossos residentes”, sublinhou, na sessão de abertura António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
O autarca partilhou a experiência do município com a implementação de programas como “Mealhada + Movimento” “+ movimento sénior”, para população com mais de 65 anos e “+ Movimento em família” que desafia os pais a trazerem os filhos a praticar jogos tradicionais ou corridas de obstáculos, juntando aqui a vertente desportiva, social e familiar. “O desporto não pode ser apenas acessível a uma parte da população. A actividade física deve ser aberta a todas as franjas da população e é nesse sentido que o Município da Mealhada desenvolve vários programas de promoção da actividade física e bem-estar”, salientou o autarca.
Ao longo do dia, os diversos oradores convidados, oriundos das universidades de Coimbra, de Lisboa, do Porto, do Instituto Politécnico de Santarém e da Associação Nacional do Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, abordam temas como a actividade física em populações especiais, na escola, na adolescência e na terceira idade, o envelhecimento activo ou os comportamentos sedentários.
Campeão das Províncias