Águeda, Aveiro, 18 de Julho de 2024

Agrupamento de Escolas de Pombal tem mais duas professoras doutoradas

20 de Março 2018

O Agrupamento de Escolas de Pombal tem no seu quadro de docentes mais duas professoras com o grau de doutoramento. Elisabete Ventura Roque Viais e Estefânia Francisco Ramos Pires concluíram o doutoramento em sociologia e geologia, respectivamente.

A professora Elisabete Viais prestou provas de doutoramento em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo sido aprovada com distinção e louvor por unanimidade. O seu trabalho de investigação consistiu em analisar o impacto crescente das diversas mudanças implementadas no sector da educação (dos mega-agrupamentos, passando pela avaliação de desempenho e alterações curriculares, até ao modelo de gestão das escolas) por via das directrizes associadas às reformas neoliberais e a uma agenda educativa global na actividade docente e na organização escolar.

Por sua vez, a professora Estefânia Pires prestou provas de doutoramento em Geologia pelo Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tendo sido também aprovada com distinção e louvor por unanimidade. O seu trabalho de investigação deu primazia às actividades práticas como uma estratégia privilegiada na perspectiva do ensino actual das ciências, realçando que no ensino e aprendizagem das geociências é fundamental que o professor conceba ambientes de aprendizagem formais e não formais, que permitam melhorar as competências e valores fulcrais para o desenvolvimento da literacia científica, essencial para formar cidadãos mais activos e responsáveis, nomeadamente, numa educação para o desenvolvimento sustentável.

(Na foto, as professoras Elisabete Viais e Estefânia Pires)


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM