A Águas do Centro Litoral (AdCL) inaugurou o novo Armazém de Manutenção, em Cacia.
Esta nova-infra-estrutura integra a empreitada de Construção de Armazém, Balneário e Requalificação do Edifício de Exploração da ETAR de Cacia, com um investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, que visou dotar o Pólo Ria de uma infra-estrutura fundamental à operacionalização eficiente do processo de Gestão de Fluxos de Materiais, essencial à melhoria da capacidade de resposta da manutenção, e, consequentemente, à garantia do bom funcionamento dos equipamentos e infra-estruturas, às boas condições de qualidade e segurança dos trabalhadores da AdCL.
Implementado em terreno contíguo à actual ETAR de Cacia, com uma área de 1.190 m2 , o edifício integra o armazém de manutenção, representando mais valias no que respeita à ampliação do espaço físico disponibilizado para armazenagem centralizada, adequado aos vários tipos de materiais existentes (mecânicos, eléctricos, combustíveis e lubrificantes, ferramentas e equipamentos de reserva e rotáveis), bem como espaços de movimentação e tratamento de stocks. O edifício foi concebido recorrendo às melhores tecnologias de forma a garantir a optimização energética e permite dar resposta às necessidades de manutenção, garantindo um melhor desempenho dos activos e consequentemente a melhoria contínua da AdCL. Esta infra-estrutura encontra-se ainda equipada com portões de grande dimensão, que permitem o acesso a camião, e uma viga monocarril interior para proceder às cargas e descargas de equipamento de elevada robustez.
A presente empreitada contribui ainda para a resiliência das infra-estruturas e equipamentos, nomeadamente, no reforço das condições operacionais de suporte à manutenção preventiva e correctiva, ampliando a confiança e fiabilidade do serviço prestado pela AdCL aos utilizadores.
“Diariamente, 24h por dia, ter o que precisamos, saber o que temos, quanto temos, onde temos e quanto vale, e manter os espaços de armazenamento e circulação de materiais organizados e limpos (garantir a gestão visual e 5S), são algumas das mais valias potenciadas através deste investimento que, essencialmente, irá permitir ampliar a resiliência e eficiência do serviço prestado diariamente no terreno”, destaca o José Pereira, coordenador de Manutenção do Centro Operacional Ria Norte.
Requalificação do Edifício de Exploração e edificação de Balneário na ETAR de Cacia
A empreitada integrou ainda a edificação de espaços de apoio à Manutenção e Operação, nomeadamente, no que respeita à criação de uma zona social onde se inclui ainda a edificação de balneários, cozinha e sala de refeições, contribuindo para a melhoria das condições de utilização dos trabalhadores, bem como para o desempenho ambiental da AdCL.
O espaço agora inaugurado reforça, assim, as condições de qualidade e segurança dos trabalhadores da operação e manutenção do Centro Operacional Ria Norte, nomeadamente, a ETAR de Cacia, dotando o espaço de melhores e funcionais equipamentos e ampliando o espaço social.
O bem-estar dos seus trabalhadores e a qualidade de exercício de funções são fundamentais para a AdCL, empresa certificada em Qualidade (ISO9001), Ambiente (ISSO 14001), Segurança e Saúde no Trabalho (ISO 45001), Energia (ISO50001), Ativos (ISO55001) e Responsabilidade Social (SA8000).
“As mais-valias da requalificação do edifício de exploração é que possui equipamentos novos, que oferecem mais conforto aos colaboradores. O edifício em si ficou mais airoso e com uma estética mais moderna. Já a construção dos novos balneários oferece mais conforto térmico, uma melhor recirculação do ar e um espaço mais adequado para a troca de roupa e banhos”, afirma Tiago Soares, operador da Direcção de Operação de Águas Residuais.
O Edifício de Operacional de Cacia irá servir directamente um total de 41 colaboradores da AdCL, 24 pertencentes ao Centro Operacional Ria Norte e 17 pertencentes ao Centro de Manutenção de Cacia.
O actual Edifício de Exploração da ETAR de Cacia, Centro Operacional da Ria Norte, que integra a sala da telegestão e actual coordenação técnica e administrativa, beneficiou ainda de obras de reabilitação e conservação, permitindo corrigir as diversas patologias.
Campeão das Províncias