O projeto, denominado DIRTT – Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training, visa desenvolver diretrizes na construção de trilhos BTT com uma estrutura educacional para atender às necessidades de profissionais e voluntários nos setores de planeamento, design, construção, manutenção e gestão de trilhos BTT.
O projeto de três anos tem um investimento aprovado de € 387,731 através do Programa ERASMUS+ da União Europeia e é coordenado por Fagskolen Tinius Olsen, uma instituição de ensino superior na Noruega.
“O projeto DIRTT é uma iniciativa importante para a comunidade de BTT, e estamos muito satisfeitos por termos recebido o financiamento e poder avançar. Identificámos a necessidade de um regime de certificação para a profissão do construtor de trilhos e o projeto DIRTT vai permitir-nos criar uma base sólida para o desenvolvimento futuro neste setor”, afirma Thomas Larsen Schmidt, presidente do conselho da IMBA Europa.
“Para Águeda, é importante fazer parte de um projeto inovador como este, tratando-se de mais uma iniciativa no âmbito da estratégia da autarquia de desenvolvimento contínuo da modalidade do BTT em Águeda. É para nós uma mais valia fazer parte desta rede europeia, em que somos a única organização a representar o sul da Europa. Com este projeto, temos a intenção de fortalecer as relações com o sector industrial, turístico e desportivo, reforçando desta forma o papel do Município junto da comunidade”, declarou Edson Santos, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Os países envolvidos no projeto são: Suíça, Portugal, Escócia, Holanda, Dinamarca e Noruega.