A Câmara Municipal de Águeda apoia 40 jovens do concelho com Bolsas de Estudo para o Ensino Superior para o presente ano letivo (2024/2025), assim como dez alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda com pagamento de propinas. O prazo de candidaturas está a decorrer até dia 25 de outubro.
Este apoio, que traduz uma aposta municipal na Educação e na qualificação superior, destina-se aos estudantes de qualquer instituição de Ensino Superior do território nacional.
No que se refere às bolsas de estudo, os candidatos selecionados vão beneficiar de um apoio anual de 1.500 euros, repartidos em 10 mensalidades de 150 euros, ao longo do número dos anos letivos do curso em que o aluno está matriculado. Ao iniciar cada ano, o candidato selecionado e já beneficiário da bolsa deve proceder ao pedido de renovação do apoio.
A par do Programa de atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, a Câmara Municipal de Águeda proporciona também o Programa para Pagamento de Propinas, que se destina a alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, naturais e/ou residentes no concelho.
A autarquia adianta que “a atribuição deste apoio é um investimento do Município que visa contribuir para o combate das desigualdades sociais que impedem o acesso à formação de nível superior e, por outro lado, procura promover o desenvolvimento social, económico e cultural do território”.
A este investimento somam-se outros que o Município assume na área da Educação, nomeadamente a formação em competências emocionais, a terapia da fala, o apoio psicológico, o desporto escolar, as viagens de estudo, a astronomia nas Escolas, o Águeda Living Lab, entre outros.
As candidaturas devem ser formalizadas através do preenchimento do formulário, disponível na página do Município, em www.cm-agueda.pt/pages/119 e no GAM – Gabinete de Atendimento do Munícipe, que poderá ser entregue no GAM ou enviado para o e-mail geral@cm-agueda.pt, acompanhado da documentação necessária.