Realizou-se no passado dia 17 de outubro, em Monterenzio, Itália, a reunião de encerramento do Projeto Europeu “We Bike Together”.
O projeto “We Bike Together – Training and trail mapping in Europe” teve a duração de dois anos e pretende promover atividades de voluntariado no desporto, a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a consciencialização da importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, aumentado assim a participação e o igual acesso para todos ao desporto.
Terminado o projeto foi o momento para o lançamento do website oficial do mesmo, que pode ser acedido em: http://www.webiketogether.eu/pt/ . Esta página reúne informação sobre o projeto, o seu objetivo, as entidades associadas, classificação de trails, etc.
Neste mesmo endereço pode também encontrar o programa Bike Angels, este consiste numa plataforma onde os ciclistas com deficiência podem encontrem voluntários treinados que os acompanharão em passeios off-road. Neste âmbito, quatro técnicos da Autarquia tiveram a possibilidade de receber formação sobre como acompanhar e auxiliar pessoas com deficiência a percorrer os trilhos cicláveis em segurança.
Decorrente desta formação, o Município irá dar início a um Programa de Voluntariado local que tem como propósito transmitir esta mesma formação a cidadãos que pretendam eles também tornarem-se Bike Angels.
De mencionar também que no Município de Águeda é possível encontrar cinco percursos completamente preparados para serem percorridos em bicicleta adaptada.
No final da reunião de encerramento do Projeto, Edson Santos, Vice Presidente do Município, referiu: “A existência de cinco trilhos adaptados no concelho e a possibilidade de pudermos contribuir para a criação de uma rede europeia de Bike Angels são fatores que nos deixam bastante satisfeitos. “ acrescentou ainda: “Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar desporto, apesar das suas condições físicas ou motoras, por este motivo a realização deste projeto e deste tipo de iniciativas reveste-se de uma grande importância, quer a nível local para cada um dos parceiros, quer a nível europeu.”