Águeda, Aveiro, 25 de Fevereiro de 2024

Águeda: Instalação artística “Fora da Estante” transforma Biblioteca Municipal

8 de Outubro 2019

No âmbito das comemorações do seu 10º Aniversário, a Biblioteca Municipal de Águeda, vai acolher, a partir do próximo no sábado, 12 de outubro, às 17h00, uma intervenção artística efémera denominada “Fora da Estante”.

A Câmara Municipal, através da sua Biblioteca Municipal, realça a arquitetura deste edifício público graças à intervenção de artistas locais, que propuseram uma instalação constituída
por elementos auditivos, luminosos e interativos, criando novas perspetivas e leituras, tanto no ato de aproximação, como de afastamento ao edifício.

A instalação site-specific “Fora da Estante” relaciona o visitante com a contemporaneidade do património edificado. Este edifício público, criado pelo arquiteto Alcino Soutinho, reconhecido internacionalmente, apresenta tons cinzas de pedra, branco e grandes janelas e portas de vidro, o que lhe confere um ar contemporâneo intemporal.

Para a concretização dos elementos auditivos, os artistas criaram uma fase de participação pública que ocorreu durante o mês de setembro. Nesta fase foram convidados alguns transeuntes a ouvir as suas vozes e gravar a leitura de livros selecionados de autores aguedenses, livros esses sobre Águeda ou sobre a Biblioteca, com o objetivo de destacar o ato de ler e a criação, tudo à volta do objeto livro.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM