Pela primeira vez na Europa, e diretamente de Cabo Verde, Kriol Jazz Festival chega a Portugal.
O Centro de Artes de Águeda (CAA) recebe Kriol Jazz Festival, hoje e amanhã. Um encontro cultural que reforça os laços entre Portugal e Cabo Verde e enaltece a beleza da cultura crioula.
Com Elida Almeida, Sixun, Mario Canonge e Kenny Garrett, num festival que promove a música de inspiração crioula, numa fusão de melodias e temas de várias origens, num só palco: o do CAA.
Hoje:
No primeiro dia do Festival, Elida Almeida sobe ao palco às 21h. Com uma carreira de 10 anos que a levou a palcos internacionais. Elida tornou-se a voz de uma geração com o seu primeiro álbum “Ora Doce Ora Margus”, cujos temas ressoam na vida de muitos jovens.
Pelas 22h30, Sixun, que nos trazem um groove pulsante, com ritmos envolventes e melodias cativantes.
Amanhã:
Uma figura de destaque do jazz contemporâneo, Mario Canonge Trio, às 21h. A base rítmica, com Michel Alibo no baixo e Tilo Bertholo na bateria, reflete uma sintonia construída ao longo dos anos de colaboração.
A encerrar o Festival, às 22h30, Kenny Garrett, nomeado oito vezes para os Grammy Awards, prémio que ganhou em 2010 com o projecto Five Peace Band, em parceria com Chick Corea e John McLaughlin. Kenny, saxofonista e compositor que conquistou o reconhecimento pela versatilidade ao longo de mais de 30 anos de carreia, continua a inovar o jazz, explorando novas sonoridades e mantendo a sua influência como uma dos maiores saxofonistas da atualidade.