O Miradouro das Fontainhas na Vila de Fermentelos foi no sábado entregue à comunidade local.
O projeto final que consolidou a junção de duas propostas realizadas no âmbito do Orçamento Participativo de Águeda, a criação da estrutura do miradouro e o arranjo do jardim e miradouro das Fontainhas, implicou um investimento global de 57.500 euros.
A conciliação das duas propostas permitiu “otimizar do ponto de vista do custo, mas sobretudo no que se refere à formatação da obra”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, realçando a parceria “absolutamente necessária” com a Junta de Freguesia (JF) para concretizar esta obra, à semelhança da que é estabelecida noutros casos e com todas as JF para a execução de obras de pequena monta.
Para Jorge Almeida “as obras para serem executadas, precisam de passar vários processos administrativos, legais e burocráticos exigentes, quando tratados pelas Câmaras Municipais e os empreiteiros têm uma maior dificuldade em responder a este tipo de solicitações”, pelo que, ao delegar às JF, “simplificam-se processos e conseguimos ter empreiteiros locais com maior capacidade de resposta para concluir as obras”, como foi exemplo desta em Fermentelos. O Presidente da Câmara avançou que a freguesia vai ter, em breve, duas novas frentes de obra, a zona junto à Pateira e o auditório do arraial.
No momento da inauguração, o edil lembrou que o novo “ponto de encontro e de visita” de Fermentelos “ocupa” o antigo reservatório de água e que é, hoje, um espaço “bonito, agradável e inspirador”, onde se podem “observar boas paisagens e um vasto território”.
Carlos Lemos, Presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos, recordou que “o projeto inicial nada tem a ver com o que hoje aqui está” e que a obra realizada foi “bem conseguida”.
Rosa e Rui Moreto, os proponentes deste projeto, louvaram o trabalho realizado, desejando que, agora, as pessoas “aproveitem mais um espaço muito bonito e muito interessante”.