Águeda, Aveiro, 18 de Maio de 2024

Águeda: Município atribui mais 70 mil euros a associações do Concelho

27 de Janeiro 2021

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu mais cerca de 70 mil euros às coletividades de cariz cultural, recreativo e juvenil, no âmbito dos apoios regulares às associações do concelho, em resultado das candidaturas apresentadas. 

Recorde-se que a autarquia atribuiu um apoio extraordinário de mais de 157 mil euros às associações desportivas, culturais e sociais do concelho, em resposta às necessidades impostas pela Covid-19, através de um programa de apoio criado para que as coletividades fizessem face a despesas específicas com a aquisição de equipamentos, de instrumentos musicais e para apoio nas despesas fixas.

A este valor acresce os 218.517,04 euros transferidos e relativos aos apoios extraordinários não reembolsáveis para associações culturais e desportivas, também no âmbito dos incentivos na sequência da pandemia, perfazendo um total de mais de 375 mil euros de apoios extraordinários concedidos no ano passado a estas coletividades.

De uma forma global, somando a estes incentivos extraordinários os apoios regulares atribuídos pela Autarquia às diferentes instituições do concelho (no valor de cerca de 570 mil euros), a Câmara de Águeda totaliza um apoio, em 2020, de cerca de um milhão de euros às instituições concelhias.

Relativamente aos apoios agora formalizados, foram 37 as coletividades de âmbito cultural, recreativo e juvenil que viram apoiadas as atividades que constam das suas candidaturas apresentadas para apoio à execução do plano de atividades que tinham previsto para o ano passado.

A atribuição destes apoios surge agora, uma vez que os prazos para apresentação de candidaturas foram sendo prolongados devido à conjuntura epidemiológica.

“Estes apoios dizem respeito às ações que estas associações conseguiram levar a cabo no ano de 2020, apesar das condições adversas por força da Covid-19”, disse Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara de Águeda, salientando que “as associações estão a passar por momentos difíceis, pelo que é muito importante que, dentro dos mecanismos que tem ao seu dispor, a autarquia as apoie”.

 


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM