Águeda, Aveiro, 25 de Junho de 2024

Águeda: Orquestra Típica e Região do Vouga juntos em palco pelos 50 anos

15 de Novembro 2019

Em 2019 comemoram-se 50 anos da fundação do Grupo Folclórico da Região do Vouga e da primeira Orquestra Típica no Concelho de Águeda, então denominada Orquestra Típica da Região do Vouga. Foram criados sob a mesma bandeira, mas seguiram rumos autónomos, tendo a segunda dado origem à Orquestra Típica de Águeda.

Para esta comemoração as duas coletividades voltam a fundir-se em palco, apresentando um espetáculo singular, lendário e criado a partir da origem da alcunha gentílica de Pilatos atribuída aos Mourisquenses e que incorpora muitas das tradições desta região.

Um jovem de nome Pilatos, oriundo do norte de Portugal  e estudante na Universidade de Coimbra, por aqui pernoitou numa das suas passagens e logo se terá enfeitiçado pela mais encantadora das filhas de um dos muitos ferreiros que na época aí bigornavam. A relação de amor entre os jovens não foi aceite pela família e muito menos pelos pretendentes locais que tudo fazem para eliminar o jovem Pilatos.

Ainda hoje alguns que  vem de norte, chegados a Mourisca do Vouga, perguntam: “Onde estão os ossos de Pilatos?”

“A filha do ferreiro” é um espetáculo interassociativo, produzido pela parceria do Grupo Folclórico da Região do Vouga e a Orquestra Típica de Águeda em cena de 22 a 24 de novembro no auditório do CAA com inicio às 21h30. Os bilhetes custam 6 Eur.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM