O programa “Guardiões do Cabeço Santo”, voluntariado jovem para a natureza e florestas do IPDJ, está a ser um sucesso, segundo a organização.
Foram acolhidos 14 jovens de Águeda e Aveiro que dedicaram a sua manhã a tratar da manutenção das árvores plantadas em Março deste ano, numa iniciativa da empresa Streetsnaut. Para além disso, o jovens procederam ao descascar e arrancar mimosas junto ao ribeiro de Belazaima do Chão, de forma a controlar esta espécie exótica e invasora.
“Esperamos com esta ação ajudar a vegetação autóctone a crescer e prosperar, uma vez que perante a elevada densidade de mimosas dificilmente conseguiriam. Dando oportunidade à floresta nativa de se regenerar, promovemos a biodiversidade e a saúde do solo e da água, restabelecendo os serviços que o ecossistema proporciona” adianta nota de imprensa que termina com um agradecimento aos jovens e à União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão pela disponibilidade de transporte.
O programa decorre todas as 6ªfeiras até Novembro e é destinado a jovens entre 14 e 30 anos, que são ressarcidos em 12€ por dia. Pode consultar o programa e realizar inscrição em https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/vjnf