Águeda, Aveiro, 7 de Março de 2026

Águeda promove atividades na Semana da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros

16 de Setembro 2025

Incentivar as cidades e os cidadãos a repensarem hábitos e a adotarem práticas de mobilidade sustentável são os objetivos de um conjunto de atividades que a Câmara Municipal de Águeda está a promover até à próxima segunda-feira, 22 de setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e Dia Europeu Sem Carros.

Esta é uma iniciativa anual da Comissão Europeia e este ano, tem como tema central “Mobilidade para todos” e pretende sublinhar a importância e necessidade de garantir que todas as pessoas possam ter acesso a transporte sustentável.

Os cidadãos são desafiados a pedalar mais e a utilizar os meios suaves de mobilidade no seu dia a dia. Usando as beÁgueda – Bicicletas Elétricas de Águeda, os utilizadores que pedalarem pelo menos 50 quilómetros durante esta semana podem ganhar recompensas simbólicas. Se optarem pelas trotinetas elétricas de uso partilhado, os utilizadores vão beneficiar, nesta semana, de um desconto de 50%.

No decorrer desta semana, as entradas no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga são gratuitas, mediante apresentação do bilhete de comboio.

Atividades ambientais e de mobilidade

“Pinta a tua passadeira”, decorre, na Escola Básica de Águeda, e é uma ação de cariz pedagógico e de sensibilização de toda a comunidade, através do envolvimento dos mais novos, para prevenção e segurança rodoviárias, promovendo a utilização da passadeira.

A 23.ª edição da CERCIAG em Movimento acontecerá na sexta-feira, dia 19, no Largo 1.º de Maio.

Em parceria com a Associação Juvenil Hugo Costa, vão decorrer duas atividades que unem cidadania ativa e sensibilização ambiental. Para dia 19 de setembro, está agendada uma caminhada e kayak ecoplogging, junto ao Centro de Interpretação do Rio; e dia 21, no Largo 1.º de Maio, haverá uma caminhada acessível e inclusiva, intitulada “Em movimento pelo Planeta”.

A SEM terminará no dia 22 de setembro – Dia Europeu Sem carros, que será assinalado com o arranque da 5.ª edição do projeto “Escolas com Pedal”, nas escolas do concelho de Águeda.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM