A Conferência Intermunicipal de Inovação em Educação vai decorrer na próxima sexta-feira, a partir das 9h00, no Centro de Artes de Águeda (CAA). Trata-se de um evento organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que acontece no âmbito do Programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Região de Aveiro).
Na sessão de abertura, agendada para as 10h00, estarão presentes Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda; José Ribau Esteves, Presidente da CIRA; e João Costa, Secretário de Estado Adjunto da Educação (a confirmar). “Olhares sobre a Inovação em Educação” é o tema que vai ser abordado, logo a seguir à sessão de abertura do encontro, por Rui Trindade, Presidente do Conselho Científico da Formação Contínua de Professores.
O primeiro painel do encontro, subordinado ao tema “Inovação em Educação: Perspectivas”, conta com os seguintes oradores: Luís Fernandes, membro do “Pedagogical Advisory Board of Teacher Academy”, na Comissão Europeia, e Director Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vilado Conde; Ana Paula Cardoso, doutorada em Psicologia da Educação e Professora da Escola Superior de Educação de Viseu; José Verdasca, Coordenador Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar; Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana, que apresentarão o Projecto Conhecer, Actuar e Mudar (a confirmar).
Depois de almoço, às 14h30, José Pacheco, Educador e Pedagogo, falará sobre a sua experiência, entre a qual se conta o fato de ser o idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, para além de ser autor de vários livros e artigos sobre Educação e mentor de mais de 100 projectos para uma nova Educação no Brasil. Os novos desafios da Educação é o tema de fundo do segundo painel do encontro, que contará com as abordagens de Lara Martins, formada em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta de orientação psicanalítica, sendo ainda Coordenadora do projecto de Educação terapêutica e criativa para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, designado Mentes Incríveis; e Ádila Faria, Doutorada em Estudos da Criança. Este painel terminará com a apresentação por parte de Ana Moutas do Projeto VOGUI, um dos muitos que a autarquia de Águeda se encontra a desenvolver na área da educação e da juventude. O evento está previsto encerrar às 16h30, num momento que contará com as intervenções de José Eduardo Matos, Secretário Executivo da CIRA, e José Vítor Pedroso, Director Geral da Educação.
De referir que durante a conferência os municípios terão oportunidade de mostrar alguns dos projectos inovadores que têm vindo a desenvolver per si ou em colaboração com os agrupamentos de escolas, num montra do que melhor se faz ao nível da educação na comunidade intermunicipal.
Projecto VOGUI
O Projecto VOGUI, desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda, é um programa de intervenção para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com base na Educação não formal e Orientação Vocacional. O VOGUI tem como um dos objectivos principais efectuar um maior envolvimento entre a escola e a comunidade empresarial, bem como conceber e desenvolver novas orientações de capacitação para jovens e técnicos, modificando a imagem negativa que os jovens têm relativamente à indústria e aos empregos no sector, promovendo uma aproximação. Para além das sessões em grupo e outras pontuais, o VOGUI irá contemplar uma feira de oferta formativa e realizar visitas a empresas para que os jovens possam ter um contacto pessoal com a realidade empresarial.