Todas as escolas do concelho de Águeda inscritas no programa Eco-Escolas 2023/2024 foram galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escolas. No total, são 16 Eco-Escolas e dois Eco-agrupamentos, que colocam Águeda entre os Municípios com mais eco-escolas em todo o país.
O galardão é atribuído anualmente pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação e sensibilização ambiental, em parceria com o Município de Águeda que disponibiliza recursos humanos, materiais e financeiros para o projeto.
As escolas de Águeda premiadas com o galardão Bandeira Verde 2023/2024 são as seguintes: Escola Básica (EB) de Águeda, EB de Aguada de Cima; EB Assequins; EB da Borralha; EB Fernando Caldeira; EB da Trofa; EB de Macinhata do Vouga; EB de Recardães; EB de Valongo do Vouga; Escola Professor Artur Nunes Vidal; Patronato de Nossa Senhora das Dores; Jardim de infância (JI) da Castanheira; JI da Giesteira; Escola Secundária Marques de Castilho; Escola Secundária de Adolfo Portela; e Instituto Duarte Lemos. Águeda tem ainda dois Eco-Agrupamentos: Agrupamento de Escolas de Águeda e Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.
Estas escolas podem exibir, a partir de agora, esta bandeira que simboliza o compromisso que cada estabelecimento de ensino assume em prol da educação para o desenvolvimento sustentável.
“Muitos parabéns às escolas que foram, uma vez mais, distinguidas com esta bandeira, que é reflexo de um trabalho intenso realizado ao longo do último ano letivo na dinamização de ações pedagógicas que sensibilizem as nossas crianças para a importância da preservação dos ecossistemas”, referiu Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que desafia as restantes escolas e agrupamentos escolares a aderirem a este “movimento de educação ambiental”.
Procurando motivar as escolas a se inscreverem no projeto, salientou que é determinante começar na infância a sensibilização para as questões ambientais, para a importância da biodiversidade e dos cuidados relacionados com as alterações climáticas. As inscrições para o presente ano letivo 2024/2025 estão abertas até final de outubro.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, que completa 30 anos e está presente em 82 países. Baseia-se numa metodologia designada de “7 passos”, que incentiva a participação ativa das crianças e jovens na tomada de decisões e na implementação das diversas ações, as quais este ano se enquadraram maioritariamente em cinco temas: Geodiversidade, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.
O desafio lançado às escolas é para que seja abordado, no ano letivo 2024/2025, três áreas em concreto: “Espaços Exteriores”, “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” ou “Ação Climática”.