João Albano Fernandes, natural de Aguada de Cima (Águeda), é o vencedor do Prémio Nacional de Literatura Lions 2023, com o romance “O Lixo dos outros”.
O concurso deste ano contou com 36 originais. O júri integrou João Céu e Silva; João Nuno Azambuja; Lucinda Fonseca; Ana Catarina Costa e Francisco José Viegas. Segue-se a revisão da obra pela Guerra & Paz, parceira do Lions para esta iniciativa, com vista à sua publicação, com o patrocínio da Fundação Lions de Portugal.
João Albano Fernandes formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 2013 e trabalha na área desde então. Em paralelo, vem dedicando-se à escrita de ficção narrativa. Em 2019, venceu o concurso Jovens Criadores com o conto “A minha primeira corrida”. Em 2020, venceu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho com a obra Desafortunados, o seu primeiro livro publicado. Em 2021, venceu o Prémio Literário da Cordel d’Prata com o romance “Uma Última Solidão”.
O Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal foi criado em 2011 e destina-se a premiar e publicar uma novela ou um romance de autores portugueses, tanto de autores estreantes como de autores já com obra publicada, com a condição de que sejam inéditos.
Concebido para servir a causa da leitura e para servir os autores e a literatura portuguesa, este é um prémio que se enquadra nos objetivos de ligação e divulgação da cultura que norteiam, também, a ação do Lions de Portugal.