A Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro – AIDA CCI marcou presença, entre os dias 7 e 9 de março, no Dubai, na Middle East Energy, considerada uma das maiores feiras internacionais do setor da energia. Além de ficar a par das melhores soluções sustentáveis e de inovação, a entidade teve ainda oportunidade de ter um stand no certame, onde apresentou o enorme potencial do distrito de Aveiro, enquanto destino de investimento, de inovação e de qualidade dos seus produtos, setores e empresas.
Este é um mercado de interesse para as empresas da região de Aveiro, não só pelo facto de os custos energéticos serem o fator fulcral para a sobrevivência e competitividade das empresas, como por ser uma oportunidade para conhecer as últimas tecnologias associadas ao setor da energia.
“Esta presença permitiu-nos recolher um conjunto de informações (tecnologias, know how, oportunidades de negócios, etc.) e de contactos (empresariais e institucionais) que serão disseminados pelo tecido empresarial, contribuindo, assim, para incentivar as nossas empresas a participarem nesta feira e, simultaneamente, aumentar a sua representatividade em setores que são característicos do distrito de Aveiro”, afirma a AIDA.
Esta foi uma oportunidade estratégica para conhecer os principais players dos setores de produtos dedicados à Geração de energia; Renováveis; Transmissão e Distribuição; Consumo e Gestão de Energia e ainda Digitalização. A Middle East Energy, que decorre com periodicidade anual, caracteriza-se por ser uma das maiores feiras internacionais do setor da energia e o maior evento de economia circular do Médio Oriente.
“O Dubai é considerado o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo. Este país tem um papel importante enquanto plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para outros destinos, com particular destaque para os restantes países do Golfo, mas também para as antigas Repúblicas Soviéticas, Sudoeste Asiático e Continente Africano, pelo que a presença no certame foi uma mais valia para Portugal e, principalmente, para as empresas do distrito de Aveiro .Além de um forte enriquecimento da carteira de contactos empresarial, a visita permitiu ainda estreitar relações com diversas entidades institucionais, nomeadamente com agências do governo, serviços públicos e empresas com projetos de energia no Médio Oriente, África e Índia”.
Durante os três dias, passaram pela Middle East Energy mais de 25 mil pessoas, oriundas de mais de 170 países. No total, estiveram presentes 800 expositores internacionais e apenas três nacionais, entre os quais a AIDA CCI.