O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca avança para a sua 6ª Edição, nos próximos dias 3 a 13 de Abril e 3 de Maio.
No dia 3 de Abril o festival estará com os alunos do 2ºciclo do agrupamento de escolas de Avanca e de Pardilhó, para uma conversa/jogo sobre a importância da existência de um festival de teatro no território. Servirá também para escutar novas vias de futuro junto dos alunos.
Dia 4 de Abril, vai a cena pelo Teatro Extremo de Almada, a criação “ A Avó Grilo e o Catavento”, uma sessão para os alunos do 1ºciclo do Agrupamento de escolas de Avanca.
O ALAVANCA, “continua a desenvolver novas parcerias e a desvendar locais não convencionais para a a prática teatral num objectivo de aproximar as comunidades”.
Exemplo serão as leituras encenadas no Moinho da Passagem na freguesia de Canelas dia 5 de Abril com o projecto “ O arroz que o teatro descascou ” , onde os textos de Francisco Joaquim Bingre (poeta nascido em Canelas a 1763) voltarão a ter voz pelas pessoas da comunidade Canelense (acesso gratuito). Também o ALAVANCA marcará presença no dia 12 de Abril no Observaria com os “ Mostrengos “ uma criação da companhia Marionetas de Mandrágora (acesso gratuito). Há uma visita ao mercado municipal de Estarreja durante a manhã do dia 12 de Abril com a uma performance de marionetas (caixas lambe-lambe) “ Desencajate”, pela artista vinda da Argentina, Cintia Cruz (acesso gratuito).
O Cine-Teatro de Estarreja voltará a receber duas criações. Dia 13 de Abril, “Donodonada” pelo Varazim Teatro e dia 3 de Maio, “Lá” uma co produção Teatro Meridional e Teatro do Montemuro recentemente estreada.
O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, conta com a parceria e apoio do Município de Estarreja, Junta de Freguesia de Avanca, Paróquia de Avanca e DGARTES.
A programação em detalhe em www.alavancafestival.pt
Foto: ALAVANCA