“Aprender com a Diabetes” é o nome do projeto de intervenção comunitária que quer promover o conhecimento em saúde dos cidadãos, em particular dos que têm diabetes mellitus. Este é um projeto que resulta da parceria da Câmara Municipal de Albergaria-a-velha e a Unidade de Saúde Pública local e que irá para o terreno através da criação de aulas de atividade física acompanhadas por técnicos das áreas da atividade física e da saúde, e de outras ações de sensibilização.
O Município assume a disponibilização de meios humanos, físicos e materiais para o desenvolvimento de aulas semanais de atividade física com utentes referenciados pelas equipas de família (medico/enfermeiro), no mínimo uma vez por semana, descreve autarquia. As aulas terão profissionais de saúde para a medição e acompanhamento dos valores de glicose dos participantes.
Para além desta atividade regular, o projeto pressupõe pontualmente, ações de sensibilização. A primeira está marcada já para o dia 15 de junho, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal, com o tema “Vamos falar da diabetes”, dinamizada pela médica Daniela Correia, do Grupo de Estudos em Diabetologia da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.
De referir que o projeto tem autoria e coordenação de Pedro Miguel de Almeida Lopes, médico interno de Formação Especializada em Saúde Pública no ACES Baixo Vouga, sob a orientação de Maria Irene Pereira Francisco, médica de Saúde Pública e Autoridade de Saúde no ACES Baixo Vouga.
PREVALÊNCIA DA DIABETES EM ALBERGARIA
A prevalência da diabetes em Albergaria é de 9,0%, sendo a faixa etária mais afetada é aquela que compreende utentes com mais de 75 anos, seguindo-se a faixa dos 45 aos 64 anos.