Depois de terem já actuado em Albergaria-a-Velha com o Concerto de Páscoa em 2022, a orquestra espanhola Camerata Antonio Soler regressa ao Cineteatro Alba, amanhã, sábado, pelas 21h30, para o Concerto de Reis.
A Camerata Antonio Soler é uma orquestra de câmara nascida em 2012 com o objetivo de promover um vasto repertório de diferentes períodos e estilos. A essência da sua interpretação assenta em critérios históricos da música, recorrendo sempre que necessário a instrumentos originais.
A orquestra visa redescobrir e interpretar a música do classicismo e do romantismo hispânicos, bem como incluir nas suas apresentações repertórios alternativos contemporâneos, como obras resultantes da fusão com raízes étnicas ou a chamada “World Music”.
A Camerata Antonio Soler é composta por 14 músicos profissionais de sopro e cordas, sob a direção dos maestros Gustavo Sánchez e Ignacio Ramal. Já se apresentou várias vezes no Auditório Nacional de Madrid, no Auditório do Escorial e também em Lisboa, num grande Congresso Internacional de Musicologia.
Além disso, é possível destacar o intenso trabalho de resgate do património histórico-musical, que inclui a gravação de sete CD com sinfonias, árias e outras obras de Brunetti, Boccherini e Antonio Soler.
A entrada é gratuita, mas sujeita a levantamento de ingresso e à lotação da sala.