Águeda, Aveiro, 18 de Maio de 2024

Anadia adere a Pacto de Autarcas e quer reduzir em 40% emissões de CO2

16 de Setembro 2019

A decisão foi tomada por unanimidade durante uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal e visa promover o desenvolvimento sustentável e o combate às alterações climáticas no concelho e a nível global.

“Nestes últimos anos, o município de Anadia tem vindo a trabalhar de forma ativa para melhorar o desempenho energético e mudar comportamentos, através da implementação de algumas medidas”, justifica o executivo presidido pela independente Teresa Cardoso.

Entre estas medidas, a autarquia destaca a aquisição de veículos híbridos e equipamentos de limpeza urbano elétricos; instalação de um posto de abastecimento para carros elétricos; iluminação pública em LED; colocação de painéis solares em vários equipamentos municipais; projeto de mobilidade em bicicleta B-AND e criação de ciclovias; e dinamização do projeto escolas sustentáveis”.

O Pacto de Autarcas é o maior movimento mundial de cidades para a ação climática e de energia local, relacionado diretamente com o quadro da política para o clima e energia da UE: o pacote de energia e clima para 2020, para os signatários que aderiram entre 2008 e 2015, e o quadro para o clima e energia de 2030, bem como a estratégia da UE sobre Adaptação às Alterações Climáticas para os signatários que adiram depois de 2015.

Os signatários do Pacto comprometem-se a adotar uma abordagem integrada à atenuação e adaptação às alterações climáticas. Nos primeiros dois anos da adesão, devem desenvolver um Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima com os objetivos de reduzir as emissões de CO2 pelo menos 40 % até 2030 e aumentar a resistência às alterações climáticas.

Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM