Águeda, Aveiro, 23 de Fevereiro de 2024

Anadia apoia Bombeiros Voluntários com 200 000 euros

9 de Dezembro 2020

A terminar o ano de 2020, o Município de Anadia contabiliza mais de 200 000 euros de apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) para colmatar algumas das suas carências de ordem financeira, bem como no apoio à aquisição de viaturas e equipamentos de protecção pessoal, para que o Corpo de Bombeiros possa assegurar condignamente o serviço de apoio e socorro à população anadiense.

Cerca de 130 000 euros foram de apoio directo aos seus investimentos, nomeadamente na comparticipação para adaptação de uma viatura (cisterna), na comparticipação da equipa de intervenção permanente (EIP), bem como no apoio à sua gestão corrente e para a qual o Município de Anadia deliberou, na sua última reunião do Executivo, no passado dia 02 de Dezembro, mais de 20 000 euros de apoio extraordinário para que possam cumprir os seus compromissos aos fornecedores e seus activos.

A este valor acresce ainda a assunção dos vencimentos de dois trabalhadores da autarquia que se encontram a desempenhar funções no Corpo de Bombeiros, bem como do Comandante dos Bombeiros Voluntários que, acumulando funções, passou a assumir também por nomeação, o lugar de coordenador Municipal de Protecção Civil da autarquia.

A Câmara Municipal assumiu, igualmente, a responsabilidade no pagamento de seguros da AHBVA, designadamente dos Bombeiros. E, neste ano atípico, o Município tem também disponibilizado, à semelhança do apoio prestado às IPSS`s, os equipamentos de protecção individual (EPI).

Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, sublinhou que face às dificuldades sentidas por todas as corporações de bombeiros do país, nomeadamente “pela falta de assunção de compromissos financeiros por várias entidades, designadamente do Estado, realidade na qual a nossa AHBVA se inclui, são as Câmaras Municipais que, mais uma vez, têm de assegurar que o Corpo de Bombeiros não entre em rotura sob pena de se fragilizar o apoio que é assegurado, em termos de emergência de saúde e protecção civil às populações”.

Na última reunião foi também aprovada a atribuição de um subsídio mensal de 2 500 euros aos Bombeiros de Anadia para suportar os encargos com uma equipa e respectiva viatura de socorro dedicada ao transporte exclusivo de doentes covid-19, a qual já se encontra em funções, desde o passado dia 21 de Novembro, e que se manterá enquanto a situação pandémica se verificar. Este dispositivo especial surge, no âmbito do Plano de Operações Nacional para o Coronavírus, coordenado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Jornal Campeão das Províncias


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM