O Centro Municipal de Operações de Socorro (CMOS) de Anadia entrou em funcionamento há um ano, tendo neste período recebido 334 pedidos, através do número 808 231 112 – linha “Anadia Segura” e mais 279, através de outros canais alternativos, num total de 613 reportes.
“O balanço deste primeiro ano de atividade é positivo, considerando-se que o CMOS passou a garantir uma mais direta e objetiva troca de informação entre os diversos agentes de proteção civil e entidades do concelho, levando a que todas as situações reportadas sejam sinalizadas e resolvidas em tempo útil, minimizando assim o risco, e, por outro lado, garantindo um maior nível de proteção e de segurança para a população” adianta a autarquia em comunicado.
O maior número de reportes diz respeito aos animais errantes e às vespas asiáticas. Limpeza de vias, sinalização de perigo, abastecimento de água, derrocadas e desabamentos, foram outras das sinalizações recebidas.
O CMOS é responsável pela receção, pelo tratamento e pelo encaminhamento de todos os pedidos de socorro e/ou colaboração efetuados pelos munícipes. Sempre que necessário aciona forças de segurança, proteção e socorro, entre outros serviços disponíveis no concelho.Pretende-se, dar uma resposta mais célere e eficaz às necessidades da população, contribuindo assim para a mitigação do risco. Sinalização de perigos, balizamento de áreas, derrocadas/desabamentos, obstrução de vias, danos em condutas, apoio aos serviços municipais, sinalização de ninhos de vespas e captura de animais errantes são algumas das áreas de intervenção.
O serviço, instalado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia, está disponível 24 horas por dia, através do número 808 231 112 – linha “Anadia Segura”.