Águeda, Aveiro, 22 de Fevereiro de 2024

Anadia estende rede de saneamento a Vale da Mó e Junqueira

6 de Fevereiro 2020

A rede de saneamento do município de Anadia vai estender-se a Vale da Mó e à Junqueira, onde decorrem obras de renovação da rede de abastecimento de água, orçadas em 150 mil euros, foi hoje anunciado.

“Uma vez que, nesta zona, ainda não existe saneamento, o município aproveita a presente intervenção [na rede de água] para executar a rede de saneamento nestas povoações, aumentando assim a percentagem de cobertura desta infraestrutura”, anunciou hoje a autarquia presidida pela independente Teresa Cardoso.

A empreitada de renovação da rede de abastecimento de água, nestas duas localidades da freguesia da Moita, está orçada em mais de 150 mil euros e tem um prazo de execução de quatro meses.

Numa primeira fase, a obra decorre apenas na Rua Principal (EN 336) e prevê a substituição das condutas principais e respetivos ramais domiciliários de abastecimento de água que, segundo a autarquia, “estão a chegar ao fim da sua vida útil”.

O município voltou ainda a reforçar a intenção de construir uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), numa segunda fase, na localidade de Vale da Mó, que receberá os efluentes das duas localidades.

Em Vale da Mó funciona, entre o primeiro dia de junho e 31 de outubro, uma estância termal, que oferece tratamentos diversos com águas férreas.

Situadas a cinco quilómetros da sede do concelho, entre o Bussaco e o Caramulo, as termas são conhecidas pela qualidade das suas águas férreas, indicadas para o tratamento de doenças do sangue (anemias e outras por carência de ferro) e gastro-hepáticas (gastro-duodenais e hepatopatias), e ainda anorexias e convalescenças.

“Segundo o laboratório da Direção Geral de Geologia e Energia (Janeiro de 1993), a água mineral das Termas do Vale da Mó nasce bacteriologicamente pura, sem cheiro e de sabor ligeiramente férreo, fracamente mineralizada, tratando-se, assim, de uma água bicarbonatada magnesiana ferruginosa, o que a torna uma representante única deste tipo no património hidrológico português”, garante a autarquia bairradina.

Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM