Anadia volta a ser palco de grandes competições europeias em ciclismo, designadamente os campeonatos da Europa de BTT e de Pista que vão decorrer, respetivamente, entre 6 e 9 de julho, na pista de BTT de Tamengos/Curia, e, entre 11 e 16 de julho, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, uma organização da União Europeia de Ciclismo (UEC) e da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A prova de BTT conta com a participação de cerca de 350 atletas, em representação de 25 países, nomeadamente Alemanha, Áustria, Bélgica, Chéquia, Espanha, Dinamarca, Eslováquia, Estónia, França, Hungria, Inglaterra, Israel, Itália, Letónia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.
O Campeonato da Europa é maioritariamente para as categorias Sub-23 e Sub-19,mas também permitirá a participação de corredores de elite em Cross Country Curto (XCC) e estafetas mistas (XCR).
Para o Município, a realização destes dois eventos é uma “grande mais-valia”, pois, irá atrair milhares de pessoas a Anadia, “dinamizando assim toda a economia local e regional”.
A atribuição destes grandes eventos europeus à Federação Portuguesa de Ciclismo e ao concelho de Anadia “representam a confiança da UEC na capacidade organizativa da FPC e nas condições ímpares do concelho de Anadia para a prática das mais variadas vertentes da modalidade, reforçando o estatuto do Centro de Alto Rendimento de Anadia como pólo de referência do Centro Mundial de Ciclismo”.
O acesso às provas de BTT, em Tamengos/Curia, é gratuito.