A partir de 1 de janeiro de 2021, entra em vigor uma redução no preço das portagens, maioritariamente em autoestradas do Interior, onde se inclui a A25, A29 e A17. A redução é de 25% para os veículos de classe 1 e 2, aplicável “desde o 8º dia de utilização num mês na mesma via”.
A medida foi aprovada na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira e abrange “determinados lanços ou sublanços de 10 vias: A22 – Algarve; A23 – IP; A23 – Beira Interior; A24 – Interior Norte; A25 – Beiras Litoral e Alta; A28 – Norte Litoral; A4 – Subconcessão AE transmontana; A4 – Túnel do Marão; A13 e A13-1 – Subconcessão do Pinhal Interior”, lê-se no comunicado.
O Governo aprovou ainda um aumento do desconto para veículos de transporte de mercadorias, assim o desconto sobre 30% durante o dia e 50% durante a noite para, respetivamente, 35% e 55%, este último abrange fins de semana e feriados.
Também os veículos que fazem transportes de passageiros vão poder beneficiar destes descontos, pela primeira vez.
Os lanços ou sublanços abrangidos para transportes de mercadorias e de passageiros incluem-se nas 10 vias referias e ainda na Concessão do Grande Porto (A4, A41 e A42) e Concessões Costa da Prata (A17, A25 e A29).
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu na conferência de imprensa que se seguiu à reunião que esta medida se enquadra no Programa do Governo e visa reduzir “os custos de contexto e aproximar as populações no âmbito da Coesão Territorial”, para além de facilitar o uso de vias mais seguras e “privilegiar os utilizadores frequentes”.