Águeda, Aveiro, 14 de Abril de 2024

Arouca acolhe exposição dedicada ao Vouguinha e icónica linha do Vale do Vouga

13 de Julho 2022

Decorre até dia  24 de julho, no Museu Municipal e na Biblioteca Municipal de Arouca, a exposição “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e pelo Município de Arouca. A exposição tem como objetivo a dinamização, promoção e salvaguarda futura da Linha do Vouga, abordando, dessa forma, as seguintes temáticas: a construção da linha; as suas particularidades; as profissões que tornaram o transporte ferroviário possível; os diferentes comboios que circularam nesta linha; a inovação no Vale do Vouga; e, por último, o futuro da linha.

A exposição é realizada no âmbito do “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”.

Este programa consiste num conjunto de ações, programadas em rede, para os seis concelhos das Terras de Santa Maria – Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra, procurando explorar todas as potencialidades da carga histórica e simbólica da Linha do Vouga.

Para além desta, serão dinamizadas mais 5 exposições sobre a Linha do Vale do Vouga, nos demais concelhos envolvidos no projeto. Serão realizados também 8 eventos, com as temáticas das Viagens, Literatura, Imagens, Teatro, História e “Afición” Ferroviária.

Para José Pinheiro, Presidente do Conselho Diretivo da AMTSM, é uma forma de “chamar à atenção para a urgência de colocar esta linha a funcionar na perfeição e contribuir assim para uma melhor mobilidade no sul da área metropolitana do Porto.”

O projeto é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM