Águeda, Aveiro, 6 de Março de 2026

Atenção para Chuva e vento forte

1 de Fevereiro 2026

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para um agravamento das condições meteorológicas com períodos de chuva e vento fortes a afetar a região.

A chuva, que pode ser aguaceiros fortes e até granizo, com possibilidade de trovoadas, motiva o alerta Amarelo até às 6h da manhã de 2ª feira. A partir das 21h deste domingo está previsto vento forte, com rajadas de 80km/h, podendo atingir 100km/h nas terras altas. A partir da meia noite e até às 3h da madrugada, o IPMA prevê um agravamento, designadamente da velocidade do vento, com rajadas de 100km/h, e por isso alerta Laranja.

O IPMA colocou sob aviso Amarelo 12 distritos (Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Lisboa).

PROTEÇÃO CIVIL ALERTA PARA POSSIBILIDADE DE CHEIAS E INUNDAÇÕES

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a possibilidade de cheias e inundações, devido à previsão de continuidade de chuva ao longo dos próximos dias. A autoridade apela à adoção de medidas preventivas:

– desobstruir os sistemas de escoamento de águas pluviais;

– evitar atividades próximas das linhas de água, em especial em zonas com histórico de inundações;

– não atravessar zonas inundadas;

– retirar animais, equipamentos agrícolas, industriais e viaturas de zonas historicamente sujeitas a cheias e inundações;

– adotar uma condução defensiva;

– estar atento às previsões meteorológicas e cumprir as orientações das autoridades.

Imagem meramente ilustrativa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM