Avança a terceira edição do projeto “(IN)Formar para Cuidar”, de formação gratuita para cuidadores formais e informais de idosos.
A iniciativa da Câmara de Oliveira do Bairro é promovida em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Cubo Mágico da Saúde, vai contar com 11 sessões para cuidadores formais e informais.
As sessões para cuidadores formais, prestadores de serviços com uma estrutura preparada para dar resposta aos utentes, terão início a 5 de setembro e terminam a 21 de novembro (às terças-feiras, entre as 14h30 e as 16h) na Unidade de Cuidados Continuados Integrados – Misericórdia de Oliveira do Bairro.
Para os cuidadores informais, maioritariamente familiares da pessoa de quem cuidam (nomeadamente esposas ou filhas/noras), a formação vai decorrer entre 7 de setembro e 23 de novembro (às quintas-feiras no mesmo horário), no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro.
Os temas abordados na formação serão abrangentes, nomeadamente o Envelhecimento normal Vs Patológico; Estratégias de comunicação com a pessoa idosa; Gestão de Tempo; Estimulação Cognitiva, Motora e Sensorial; Ajudas Técnicas; Polimedicação e gestão do regime terapêutico; Gestão de afetos na idade avançada; Estratégias para diminuir a sobrecarga do cuidador informal e Estatuto, recursos e apoios ao cuidador informal.
O programa conta ainda com temas como Nutrição e Alimentação; Higiene e Conforto; Higiene Oral; Prevenção de úlceras de pressão; Mobilização e posicionamentos; Primeiros socorros geriátricos; Prevenção da violência; Prevenção de quedas; Morte e luto; Estratégias de Coping; e Técnicas de Relaxamento.
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “os objetivos desta iniciativa passam por dotar os cuidadores do nosso Concelho de conhecimentos no âmbito da prestação de cuidados de saúde dos mais vulneráveis, promovendo ações que potenciem o bem-estar dos idosos, bem como alertar para comportamentos que podem constituir-se como potenciais riscos para a saúde dos mais velhos”.
Os interessados podem inscrever-se, de forma gratuita, até ao dia 5 de setembro, junto da autarquia.