Águeda, Aveiro, 9 de Março de 2026

Avança obra de reabilitação do Museu de Aveiro/Santa Joana

17 de Setembro 2025

O Executivo Municipal deliberou na sua ultima reunião de câmara adjudicar a obra de requalificação do Museu de Aveiro/Santa Joana, pelo valor de 5.268.674,71 euros, à empresa Tree Civil Lda. e um prazo de execução de 540 dias.

“No quadro da boa gestão do Museu de Aveiro Santa Joana – que a Câmara Municipal de Aveiro assumiu através de transferência de competências em 2015 e de forma definitiva a partir de 2022 – e após os devidos estudos técnicos e elaboração de projeto, ficou patente a premência desta intervenção, já que o plano inicial de obras levado a cabo entre 2006 e 2008, por parte da Direção Regional de Cultura do Centro, só concluiu a primeira fase”.

A empreitada adianta a autarquia “vai ocorrer na qualificação da Zona Histórica, da Igreja e do Antigo Claustro, incidindo muito em especial na correção de múltiplas patologias já identificadas desde a última intervenção, há 16 anos, nomeadamente de entrada de água / humidade pelas coberturas e paredes, melhorando de forma muito relevante as condições de eficiência energética do edifício. A intervenção assenta no princípio de intrusão mínima, mas necessária, por forma a que não seja posta em causa a integridade do património edificado e criando condições de base para posteriores intervenções, nomeadamente de restauro da talha dourada da Igreja de Jesus”.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM