Águeda, Aveiro, 25 de Fevereiro de 2024

Aveiro: Adjudicadas melhoria de via na zona industrial e nova rotunda

31 de Janeiro 2020

A Câmara de Aveiro adjudicou a qualificação da Rua João Francisco Casal, principal eixo rodoviário da Zona Industrial de Taboeira e uma nova rotunda.

A obra, adjudicada à empresa Rosas Construtores, S.A. por 397.500€ (+ IVA), insere-se no plano de qualificação e expansão da Área de Actividades Económicas (AAE) – Aveiro Norte (Zona Industrial da Taboeira), que “pretende melhorar as condições de trabalho e atratividade para as empresas já instaladas e para novos investimentos”.

Segundo a autarquia, “trata-se de um importante eixo de ligação entre a malha viária urbana, a antiga EN 109 e a AAE – Aveiro Norte”, estando prevista a substituição do pavimento, inclusão de passeios em toda a extensão e em ambas as margens da via, qualificação e ampliação das áreas de estacionamento, e a substituição da sinalização.

Está prevista também a criação de “um corredor ciclável diferenciado, que na maior parte da sua extensão será um corredor partilhado entre peões e ciclistas, além da criação de novas zonas de estacionamento de automóveis, de motociclos e de pessoas com mobilidade reduzida”.

De acordo com uma informação municipal, será também instalada uma nova rede de distribuição de água para incêndios, por se tratar de uma zona de potencial risco.

Na reunião do executivo foi também adjudicada a construção da rotunda do “Solar das Estátuas”, na antiga EN 109, também com o objectivo de melhorar os acessos à área industrial.

“Em causa está a necessidade de resolver um dos pontos negros da rede viária municipal, garantindo a boa sustentabilidade das acessibilidades à Área de Actividades Económicas – Aveiro Norte, à antiga EN109 e ao centro de Esgueira, bem como assegurar o reordenamento e a segurança do tráfego rodoviário e de peões”, explica a informação municipal.

Esta empreitada “faz parte do processo global de renovação e reabilitação da antiga EN 109, futura Avenida Europa, iniciada no último mandato autárquico (2013/2017) e com a devida sequência no presente mandato (2017/2021)”, refere o texto alusivo à reunião do executivo.

Lusa


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM