Águeda, Aveiro, 6 de Dezembro de 2022

Aveiro: Agrovouga abriu portas para cinco dias de intensa atividade

23 de Novembro 2022

A Agrovouga já abriu as suas portas para mais uma edição.

O Parque de Feiras e Exposições de Aveiro recebe até domingo a quarta edição da nova Agrovouga, um evento à escala regional, que relaciona a tradição dos negócios da terra e a inovação das novas formas de nutrição e bem-estar, aliada às mostras de animais e aos espetáculos equestres únicos.

A abertura do evento aconteceu esta manhã com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves.
Este primeiro dia é dedicado aos profissionais e recebe durante esta tarde a conferência “Agricultura no presente e no futuro”, onde um painel de especialistas debatem e projetam o futuro da agricultura portuguesa. Este momento conta também com a presença do Presidente da autarquia, do Presidente da Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira e de vários Parceiros Locais, Regionais e Nacionais. Será ainda abordada a temática das “Oportunidades do Agronegócio nos próximos dez anos” e as oportunidades disponíveis para investimento, através dos Fundos Comunitários Europeus.
A sessão de encerramento da Conferência estará a cargo do Vice-Presidente da CMA, Rogério Carlos.

Na nova Agrovouga 2022 os visitantes poderão assistir a demonstrações de showcooking e talks com técnicos especialistas das várias áreas, participar em workshops ou assistir a espetáculos equestres e de animação,ao XXV Concurso Nacional da Raça Marinhoa, com 64 animais, visitar a Quinta Pedagógica que ficará instalada nos cinco dias do certame ou conhecer a raça bovina autóctone Barrosã, convidada especial e que apresenta 10 animais em exposição.
Para esta nova edição da mais famosa feira agrícola da Região, poderá ainda adquirir produtos únicos no “Wine Market”, com enfoque especial para os produtos vínicos da Bairrada ou no “Bio Market”, um conceito inovador e ancorado nas tendências alimentares do momento.

A quarta edição do evento reforça a aposta no setor equestre com vários espetáculos ao longo dos cinco dias do evento. Para o efeito a CMA investiu no aumento do picadeiro e na adição de um picadeiro de aquecimento para as provas, “dando mais qualidade e conforto aos concorrentes e aos cavalos”.

Em termos de competições, sublinha-se o concurso Regional de Dressage, no dia 25 de novembro, pelas 16h, o concurso de Modelo e Andamentos de Puro-sangue Lusitano, no dia 26, pelas 15h, a Taça Norte de Combinado de Maratona de Atrelagem, no dia 27 de novembro, quando forem 15h e a nova Taça Agrovouga, com competições de ensino, maneabilidade e velocidade ao longo de todo o dia 27. O espetáculo equestre “Paco Martos Horseshow”, no dia 25 e Gala Equestre preparada para a noite de sábado, 26 de novembro, serão também outras das atrações do evento, ambas com início marcado para as 22h dos respetivos dias.

“A nova Agrovouga 2022 vai continuar no caminho da descoberta das novas tendências nos domínios da inovação, tecnologias amigas do ambiente, energias renováveis, investigação e gestão da floresta, a valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema, as novas formas de consumo, os produtos biológicos e a sustentabilidade.De igual modo, pretende-se construir um evento agregador, inclusivo e interativo em que o visitante possa experimentar e vivenciar experiências únicas, num ambiente informal onde consiga sentir o que carateriza toda uma Região”.

A responsabilidade e a sustentabilidade são mais dois ícones que marcam a Nova Agrovouga 2022, no respeito pelo que é natural, dignificando o que de melhor se faz e produz no Município e na Região de Aveiro como destacou esta manhã no “Café e Companhia”, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

Ouça aqui


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM