Águeda, Aveiro, 23 de Maio de 2024

Aveiro: Amanhã,Festa da Botadela no ECOMuseu da Marinha da Troncalhada

17 de Julho 2020

Amanhã, sábado, 18 de julho, realiza-se a Festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da  Troncalhada em Aveiro, este ano com contornos ajustados às condicionantes que o momento presente de Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19 exige.

A transmissão em direto do momento simbólico de início da Botadela através das redes sociais acontecerá pelas 11h.

“A botadela” tratava-se de uma festa anual, de pura raiz aveirense. Depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos, a Marinha está pronta para o início da produção de sal. As condições climatéricas são um dos fatores que definem o momento de “botar a salina a sal” e que explicam porque, este ano, a Botadela decorre apenas a meio de julho e não mais cedo.

A tradição e a história local mostram que a Botadela é uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos este momento especial que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão. Detentores de um “saber-fazer” conquistado pela longa experiência, os marnotos são a expressão viva de um verdadeiro e singular património imaterial que não se quer perder.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM