Águeda, Aveiro, 10 de Março de 2026

Aveiro assiste ao regresso dos Engraxadores dos Arcos

23 de Abril 2025

Aveiro assiste ao regresso de uma das tradições mais emblemáticas da cidade: os Engraxadores dos Arcos, na Praça de Melo Freitas, também conhecida como “Debaixo dos Arcos”.

Desde o início do século XX, este local foi conhecido pelas suas bancas de engraxador, que integravam a identidade urbana de Aveiro. Mais do que um serviço de cuidado e brilho do calçado, este espaço era um ponto de encontro e sociabilidade, onde se liam as manchetes dos jornais e se acompanhavam as notícias e a programação da cidade, do país e do mundo.

Com o objetivo de homenagear esta profissão tradicional e valorizar o significado histórico do local, a autarquia de Aveiro desenvolveu uma nova banca de engraxador, num projeto contemporâneo executado pela empresa Larus. A estrutura apresenta um desenho moderno, inspirado na envolvente Arte Nova e nas emblemáticas arcadas da praça.

Este espaço volta agora a ganhar vida com a colaboração de um dos antigos engraxadores dos Arcos, recuperando-se, assim, um ícone da paisagem urbana aveirense e contribuindo para a preservação do património material e imaterial da Cidade. A iniciativa visa também sensibilizar as novas gerações para ofícios identitários, resgatando memórias e tradições que fazem parte da história coletiva de Aveiro.

A Banca dos Engraxadores dos Arcos funciona, em período experimental, entre 01 de abril e 30 de setembro de 2025, aos sábados das 14h às 18h, e aos domingos e feriados, das 10h às 13h.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM