O Festival Dunas de São Jacinto, que aconteceu de 26 a 28 de agosto, encerrou no domingo a edição 2022 com um balanço positivo, prosseguindo no caminho do seu desenvolvimento e crescimento ao nível da qualidade do Festival e da quantidade de público presente, ano após ano, assim considera a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) – promotora do Festival.
Nos três dias, o Festival, que regressou ao formato original, envolveu todo o território de São Jacinto, com a realização de atividades nos quatro cantos do lugar, num misto de exploração da natureza, de atividades desportivas e náuticas, música, cultura, com o objetivo de promover a partilha e o convívio entre visitantes, população e instituições.
O “PRIO Air Show” foi o “grande sucesso” da 6.ª edição do Festival, com milhares de pessoas a lotarem por completo a Avenida Marginal, para assistirem a um evento memorável, com as maiores e melhores acrobacias feitas pelos mais de uma dezena de aviões que sobrevoaram São Jacinto.
São Jacinto acolheu, no terceiro dia, o maior encontro de aeronaves ultraleves realizado em Portugal, pelo segundo ano consecutivo. Cerca de 70 aeronaves aterraram e estiveram visitáveis durante a tarde na pista de aterragem do Regimento de Infantaria n.º10. Com a organização da AeroDreams e a APAU – Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve.
Para Ribau Esteves, Presidente da CMA, a 6.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto foi um grande sucesso, com destaque para a enorme adesão do público às diferentes propostas ao longo dos três dias. “A edição deste ano correu muito bem, foi um verdadeiro sucesso e mostra bem que quando apostamos de forma continuada num projeto que se enquadra devidamente com o território, é sempre uma aposta ganha e o Festival Dunas de São Jacinto, ao cabo de seis edições é uma aposta verdadeiramente ganha, com muito potencial de crescimento que vamos querer explorar nos próximos anos”.
O Autarca sublinha que esta edição deste ano “foi uma aposta ganha com o aumento da qualidade do festival a ir ao encontro do investimento de 195.000€ realizado pela Câmara de Aveiro”
No momento de perspetivar o futuro e a edição de 2023, o Presidente da CMA diz que “o caminho está bem definido, ao nível do público alvo e das iniciativas a explorar, sendo que depois de seis anos, iniciamos agora um novo ciclo de crescimento, para um novo patamar de qualidade e quantidade de público aderente”, acabando mesmo por considerar que para muita gente “o Festival Dunas de São Jacinto já faz parte do calendário regional e nacional de eventos principais”.
“O Festival Dunas de São Jacinto é uma aposta política ganha, que vamos continuar a fazer crescer em dimensão e qualidade, partilhando uma palavra de agradecimento a todos quantos lhe deram vida, na produção e na fruição”, concluiu Ribau Esteves.
Dos vários espetáculos do Festival, destaque para os concertos de Noble, Expensive Soul e Santamaria, com uma elevada adesão. Os dois espetáculos “Dunas Summer Bay”, na baía de São Jacinto e onde a música e a pirotecnia se fundiram, num espetáculo de cor e luz foi de grande adesão.
As atividades desportivas ligadas à Ria, ao Mar e à Praia, desde as várias modalidades náuticas, ao “frisbee”, andebol e futebol de praia, canoagem, surf e vela, trouxeram mais vida ao areal da praia local.
A caminhada pelo Molhe Norte e a Regata de Canoagem na Frente-Ria, “são já chancelas e marcos importantes do evento, com o aumento crescente de participação por parte dos festivaleiros e que continuaremos a explorar bem, promovendo os bons hábitos de saúde e a relação com a natureza”.
O Festival Dunas de São Jacinto regressa em agosto de 2023, entre os dias 25 e 27.