Águeda, Aveiro, 15 de Junho de 2024

Aveiro: “Ciclo Europa” com Carlos Moedas,Jacinto Lucas Pires e João Garcia

24 de Junho 2020

O Teatro Aveirense realiza um ciclo sobre a Europa, apresentando dois espetáculos e duas conversas em torno deste tópico tão relevante para o quotidiano dos portugueses. O Ciclo Europa irá decorrer esta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de junho, com os espetáculos “Sr. Moedas”, da Companhia João Garcia Miguel e “Canto da Europa – Leitura Encenada”, de Jacinto Lucas Pires.

Após o espetáculo de sexta-feira, Carlos Moedas participa em “Conversas depois de cena”, enquanto que no sábado, Jacinto Lucas Pires será o convidado deste momento especial.João Garcia Miguel estará presente nas “Conversas” dos dois dias.

O Ciclo Europa começa com o espetáculo “Sr. Moedas”, na sexta-feira. Um monólogo interpretado pela atriz Sara Ribeiro, que em palco se desdobra em múltiplas personagens. O espetáculo faz uma introspeção aos tempos de Carlos Moedas em Bruxelas, tendo como inspiração a própria visão do ex-Comissário sobre a Europa e a sua experiência na Comissão Europeia. “Sr. Moedas” e a importância da União Europeia na vida de todos nós.

“Através da entrevista que realizámos ao Comissário, tivemos acesso privilegiado às suas histórias, ideias e vivências, pelo que as transportámos para cena, transmitindo não só aspetos relativos à sua experiência profissional, mas também fazendo um retrato pessoal, abordando até a sua infância no Alentejo, o período de escola e a família”, explica João Garcia Miguel, autor e encenador do espetáculo.

Antes de chegar ao Teatro Aveirense, a peça passou por Lisboa, Holanda, Roménia, Itália e Letónia, integrando a iniciativa internacional “Comichão Europeia”: “Depois de toda a viagem que fizemos com esta produção, percebemos que era tão importante dar a conhecer a visão portuguesa face a Europa além-fronteiras, como promover o debate e questionamento entre os portugueses e é por isso que estamos a levar a peça mais longe, também fora das grandes cidades, porque a Europa é um assunto de todos”, acrescenta o encenador.

No dia seguinte, sábado, 27 de junho, o Salão Nobre do Teatro Aveirense recebe “Canto da Europa – Leitura Encenada”, um texto de Jacinto Lucas Pires que canta um continente, olhando-o a partir de um dos seus cantos. É Portugal, no canto da Europa, a cantar o continente dos seus sonhos e das suas realidades. Encontro de teatro e música, este espetáculo é também marcado pelo confronto entre o contemporâneo e o erudito. E esse é o caminho para cantar um continente também ele feito de confrontos de ideias, culturas e de épocas.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM