Águeda, Aveiro, 1 de Dezembro de 2024

Aveiro com reforço da rede de transportes públicos AveiroBus e com nova linha

9 de Outubro 2023

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou na sua ultima reunião aprovar a proposta de reforço e reestruturação da oferta de transporte público rodoviário da AveiroBus, no seguimento dos estudos realizados pela empresa TIS.PT para a Câmara Municipal, e com a participação da Concessionária da CMA, ETAC/Transdev, operadora da Aveirobus, para dar melhor resposta ao crescimento do número de habitantes, turistas e utilizadores, a que corresponde um valor de investimento adicional do município de 515.701€.

A proposta de reforço da oferta assenta essencialmente no aumento da frequência das carreiras diurnas, o aumento dos horários noturnos, a criação de duas novas linhas urbanas para cobrir novas zonas da Cidade e do Município, bem como o aumento da periodicidade dos horários noturnos e das linhas de circulação ao fim de semana.

Destaque para o aumento de 40% no número de carreiras diurnas (de 220 para 309), e de 118% no número de carreiras ao fim de semana (de 54 para 118). Nas carreiras noturnas, sublinha-se o crescimento substancial da oferta – que é reduzida – de 3 para 24, carreiras durante a semana.

“Para estes números contribui de forma relevante a proposta de criação de duas novas linhas urbanas circulares ao centro da Cidade de Aveiro, com partida e términus na Estação da CP, em circuitos de 40 minutos, intercaladas em sentidos inversos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro e zona urbana da Forca-Vouga. Para esta decisão de ponderação do reforço da oferta da AveiroBus contribuiu ainda decisivamente o crescimento do setor turístico, o acolhimento de imigrantes, o aumento de estudantes universitários, o aumento do número de clientes das superfícies comerciais, a que se junta o envelhecimento global da população e a diversificação dos horários de trabalho”, refere nota municipal.

Com a eliminação da antiga Linha 13 de ligação ao Forte da Barra (agora sob gestão da operação Intermunicipal da Região de Aveiro – BusWay), os quilómetros que estavam afetos a esse percurso são convertidos na densificação da rede atual, o que se traduz num aumento da produção quilométrica anual de 286.501 km e um valor adicional de investimento na rede de transportes públicos de 515.701€.

Segue-se agora a recolha do parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, a formalização da adenda ao contrato de concessão e o visto do Tribunal de Contas, para que ato imediato se avance com a implementação física das alterações.


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM