A grande final do 16º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que reunirá cerca de dois mil alunos dos ensinos Básico e Secundário vindos de todo o país, está agendada para 24 de março, na Universidade de Aveiro (UA).
Esta competição é promovida anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Ciência Viva.
A edição deste ano letivo é organizada localmente pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, pelo Departamento de Matemática da UA e pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE).
Neste campeonato disputar-se-ão seis jogos (Semáforo, Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório e Atari Go), distribuídos por doze categorias. Para esta edição do Campeonato, estão inscritos cerca de dois mil alunos, de aproximadamente 350 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.
Ao longo de todo o dia, das 9h às 17h, o Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro será o palco das competições, sendo que as eliminatórias acontecem de manhã e as finais ocorrem da parte da tarde. A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 17h.
Paralelamente às competições, decorre um vasto programa de atividades para proporcionar aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos. Experiências, shows, palestras, jogos e workshops são apenas algumas das atividades propostas a todos os interessados em passar um dia diferente no campus da UA.
O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é também uma competição inclusiva. Está preparado para receber alunos com baixa visão ou cegueira que utilizem jogos adaptados. O evento contará, também, com a participação de alunos surdos, tendo sido disponibilizadas no site oficial do evento (destaque “Jogos Matemáticos”) as regras dos jogos em Língua Gestual Portuguesa.
Além da equipa da organização nacional e local, o Campeonato conta com a colaboração de 105 voluntários, maioritariamente estudantes universitários, que irão encaminhar as escolas, arbitrar os jogos, assegurar a ordem nos pontos de encontro e a comunicação com a zona de jogo, apoiar os alunos com baixa visão, entre outras funções.