A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi, pelo terceiro ano (2016, 2017, 2024), distinguida como “Município Mais Azul” na Região Centro de Portugal, uma distinção da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Este reconhecimento destaca os municípios que se evidenciam pela qualidade das Atividades de Educação Ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul 2024.
Para a atribuição do galardão “Bandeira Azul”, é necessário que os municípios realizem um mínimo de seis atividades de sensibilização e educação ambiental.
Sob o tema anual “O mar precisa de líderes – a tua praia é a tua causa”, as atividades de 2024 focaram-se em sensibilizar a comunidade para a adoção de comportamentos mais sustentáveis. Estas ações abordaram a redução do desperdício e o abandono de resíduos nas praias, o incentivo à diminuição do uso de plásticos e à separação correta dos resíduos, a proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres, os benefícios da ria de Aveiro para uma alimentação saudável, e a importância dos cuidados com a pele ao sol. Destacaram-se também o valor medicinal de certas espécies da flora de São Jacinto e a promoção de um consumo responsável de água e energia, da utilização de energias renováveis e de meios de deslocação não poluentes, incentivando práticas sustentáveis e minimizando o impacto ambiental.
“As atividades realizadas na praia durante a época balnear tiveram um papel crucial, reforçando o conhecimento e a proteção das espécies de aves e das plantas dunares que habitam a praia de São Jacinto”.
Estas iniciativas não só sensibilizaram a população, como também se alinharam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, envolvendo os participantes na proteção e valorização do património natural e incentivando estilos de vida e práticas de consumo ajustadas às alterações climáticas, contribuindo para um futuro mais sustentável.
Foto: Estações Náuticas de Portugal