Águeda, Aveiro, 26 de Junho de 2022

Aveiro: EcoAventura regressa a partir de hoje ao Parque da Cidade

30 de Maio 2022

O EcoAventura – Ação pelo Ambiente regressa a partir de hoje segunda-feira, 30 de maio a 05 de junho, ao Parque da Cidade de Aveiro, para celebrar a Semana do Ambiente da União Europeia e de forma muito especial o Dia Mundial do Ambiente (05 de junho).

O Parque da Cidade de Aveiro (Parque da Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, Parque dos Amores e Jardim de Santiago) “será assim o espaço de predileto de miúdos e graúdos, para um evento totalmente gratuito e que vai proporcionar a todos, o acesso e o contacto com atividades de Educação Ambiental e lúdicas ao ar livre, na procura de hábitos que ajudem a cuidar melhor da preservação do Meio Ambiente e do Planeta”.

Para os mais novos, haverá uma grande diversidade de atividades, arvorismo, oficinas ambientais, música, teatro e muitas outras animações, que vão mostrar como é possível divertirmo-nos de forma sustentável.

A edição 2022 do evento ficará também marcada pela conclusão das obras de reabilitação do Centro Nacional de Formação Ambiental do Corpo Nacional de Escutas, em São Jacinto. Com um apoio financeiro da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 60.000€, no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações 2021, para um investimento global de 100.000€, a obra veio renovar a vedação do complexo, substituir algumas das coberturas do edificado e corrigir patologias relacionadas com a eficiência energética e infiltrações nos edifícios presentes.

O EcoAventura 2022, celebra o Dia da Criança, 01 de junho, com a apresentação do livro “Sem Sobras”, pelas 11h, no Parque Infante D. Pedro. Trata-se de uma parceria entre a CMA e a VEOLIA, que alerta para a necessidade de Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

No dia 03 e 04 de junho, sexta-feira e sábado, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) estará aberto a todos aqueles que o queiram visitar e saber mais sobre a fauna e flora da Ria de Aveiro, incluindo a participação em ateliers sobre a Vida neste ecossistema único.

Mas os grandes destaques do EcoAventura 2022 irão mesmo acontecer no fim de semana de 04 e 05 de junho. De relevar a sessão de música em família, que acontece sábado e domingo, pelas 11h, no Parque Infante D. Pedro.

Também nos dois dias, destaque para a performance musical protagonizada pelos Crassh Recycled, em todo o Parque da Cidade, entre as 10h30 e as 14h e ainda a atividade radical de Slackline, das 14h às 18h e que consiste na transposição de um trajeto, tendo como apoio único uma corda.

No domingo, dia 05 de junho e para celebrar o Dia Mundial do Ambiental,terá lugar a visita guiada à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto entre das 09h e as 14h30 e as peças de teatro, “História participada sobre a água”, pelas 11h e 15h15 no jardim do Parque Infante D. Pedro, “Teatro musicado: Pó de Maio”, pelas 16h, também no Parque Infante D. Pedro e a peça “Família Plastik – Viagem a 2052”, quando forem 16h30, no Jardim da Baixa de Santo António.

“O Ambiente é uma opção estratégica e política fundamental no desenvolvimento do Município, que tem no EcoAventura um momento muito importante de comunicação e sensibilização para as boas práticas ambientais, mas sobretudo de incentivo e edução aos mais novos, para possamos ter gerações mais informadas, mais capazes de gerir bem os recursos e de encontrar soluções de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis” reforça Ribau Esteves,Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

O EcoAventura 2022 é organizado pelo Município de Aveiro e todo o programa está disponível em: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/ecoaventura


Todos os direitos reservados • Rádio Soberania - Águeda

Rua José Sucena nº120, 3º andar Águeda, Aveiro, Portugal

Powered by DIGITAL RM